O Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Jequié foi inaugurado nesta terça-feira (7), pelo governador Jaques Wagner. A unidade, que teve investimento de R$ 900 mil e beneficia 15 municípios da região, foi implantada no 19º Batalhão da Polícia Militar – Avenida Otávio Mangabeira, onde 22 pessoas, entre atendentes e policiais militares, civis e bombeiros, prestam atendimento integrado 24 horas.

Para o governador, a criação do centro é fundamental. “Nos quatro primeiros meses deste ano, dentro do Programa Pacto pela Vida, conseguimos reduzir em média 20% dos homicídios, e estas centrais vieram pra dar esta contribuição. Há um investimento ainda de R$ 500 milhões a ser feito em delegacias, três destes investimentos serão feitos aqui em Jequié, em uma delegacia, uma Delegacia de Atendimento à Mulher e uma unidade do Departamento de Polícia Técnica. Portanto, estamos colhendo os primeiros frutos do Pacto pela Vida”, disse o governador.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o Cicom de Jequé é o sexto inaugurado no estado que, até o ano que vem, terá 22 centros em funcionamento. “Esse equipamento beneficia 350 mil pessoas de Jequié e região e atua de forma integrada, o que facilita o atendimento ao cidadão. Se uma viatura está na rua e tiver uma ocorrência, ela já é deslocada para o local do incidente",

Emergência

Com a estrutura do Cicom, é possível, por meio de uma central única, o atendimento dos três serviços de emergência 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 197 (Polícia Civil) nos municípios de Brejões, Cravolândia, Irajuba, Itaquara, Itiruçú, Jaguaquara, Lajedo do Tabocal, Maracás, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, Boa Nova, Lafayete Coutinho, Manoel Vitorino e Jequié.

“A integração vai garantir mais rapidez no atendimento às vitimas no município, principalmente os relacionados aos acidentes de trânsito, que correspondem a 30% das ocorrências policiais”, como explica o tenente-coronel Valci Serpa, comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar.

Para o comandante, com a criação do Cicom, os bombeiros e o Samu também vão ser acionados mais rapidamente. “Isso fortalece as atividades, a Polícia Civil, em alguns casos, faz a perícia, por meio do Departamento de Polícia Técnica, e precisa ser acionada com rapidez”, afirma Serpa.

Publicada às 11h10
Atualizada às 16h