O Palacete das Artes inaugura nesta terça-feira (30), às 19h, a exposição “Poética digital”, do artista Henrique Antônio de Barros e Azevedo. A mostra, inédita na Bahia, apresenta os resultados de experiências gráficas digitais produzidas pelo expositor, que também é engenheiro, com o que existe de mais avançado em tecnologia de impressão de artes gráficas. O evento é gratuito.

Durante a montagem das peças, Azevedo tomou o cuidado para que o produto não fosse um mero desenho ou pintura convencional, executado por computador. O especialista operou como observador, tendo por visor o monitor e por objeto de seu interesse, em tempo real, um repertório de formas e linhas, num espaço passível de desdobramentos por sucessivas manipulações digitais interativas.

Os quadros que estarão em exposição sugerem ambientes virtuais capazes de interferir no espaço real, quando as imagens são impressas em grandes dimensões. Ainda há possibilidade de serem utilizadas em caixas ou em backlights (forma de iluminação usada num monitor LCD) produzindo efeitos tridimensionais e luminosos, além de ilusórios óticos capazes de sugerir movimentos vertiginosos ao apreciador. Na mesma oportunidade, serão apresentadas infinitas possibilidades dos objetos geométricos fractais (como o conjunto Mandelbrot) na criação artística.

Período da exposição

De 30 de julho a 1º de setembro de 2013
De terça a sexta, das 13 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h
Informações: (55) 71 – 3117-6987
Visitação gratuita

Palacete das Artes
Rua da Graça, nº 284
Graça, Salvador, Bahia CEP 40.150-060