A Polícia Militar da Bahia desenvolveu suas ações exercendo o diálogo e a negociação nesta terça-feira (23) durante a manifestação realizada pelo movimento “Passe Livre”, que reuniu cerca de 80 participantes na Av. Paralela, nas imediações do Monumento Luís Eduardo Magalhães, e seguiu até o Centro Administrativo da Bahia. Mais de mil policiais militares acompanharam o ato, que transcorreu de forma pacífica, sem registro de ocorrências de natureza policial.

Nesta tarde os manifestantes se reuniram na Praça Municipal, em frente à Câmara dos Vereadores, onde a PM acompanha cerca de 50 pessoas que permanecem no local pacificamente.

A busca pelo entendimento tem sido uma marca neste processo, inclusive no esforço de se efetivar encontros e reuniões com as lideranças e representações do movimento objetivando estabelecer ações comuns que resultem em atos pacíficos.

Salienta-se que é responsabilidade de todo cidadão e dever da PM zelar pela ordem pública e coibir ações que coloquem em risco a integridade física das pessoas e do patrimônio público, a exemplo dos atos de vandalismo, realizados por grupos infiltrados e que maculam as manifestações legítimas e ordeiras.

A orientação do Comando da Instituição às tropas empregadas é o cumprimento da técnica policial e da Lei. Com relação às denúncias de excessos cometidos por policiais militares durante as manifestações, a PM confirma que instaurou procedimentos administrativos através da Corregedoria Geral para apurar, com rigor, todos os fatos denunciados.