Durante visita ao município de Canudos, no semiárido baiano, o secretário do Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli, participou de um encontro com representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e moradores locais, quando destacou a importância do processo de interiorização do segmento turístico.

Segundo ele, o governo estadual realizou diversas ações ao longo dos últimos seis anos para dinamizar a atividade nas cidades mais afastadas do litoral, a exemplo dos investimentos para transformar os festejos do São João em evento de caráter nacional.

“Este ano, apoiamos os festejos em 77 municípios, dentre eles Canudos. É uma festa que envolve uma imensa cadeia produtiva, onde o comércio fatura, o morador tem um ganho extra e a cidade aumenta a sua arrecadação”, afirmou Leonelli.

Cidade cenográfica

Ainda conforme o secretário, a cidade de Canudos – onde a Secretaria do Turismo concluiu curso de capacitação profissional, beneficiando 40 pessoas -, possui um enorme potencial para o turismo cultural. Ele visitou o Parque Estadual de Canudos, administrado pela Uneb, e disse que o equipamento tem condições de se tornar um importante pólo turístico para o Estado.

De acordo com a administração do parque, o local recebe cerca de cinco mil visitantes por ano, a maioria formada por estudantes de escolas da própria região. Domingos Leonelli disse na oportunidade que serão empreendidos esforços para a captação de recursos destinados a construção da Cidade Cenográfica de Canudos. Para ele, trata-se de “um projeto que pode alavancar a produção cultural e o turismo na região”.