Agricultores familiares do município de Pintadas, no semiárido baiano, comemoram nesta sexta-feira (2) o recebimento de 130 mil mudas de palma forrageira distribuídas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri).

“Todo o material é de origem idônea, livre de doenças e com excelente potencial produtivo”, afirmou o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles. Segundo ele, a ação integra o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho para Agricultura Familiar mantido pela EBDA.

Elionaldo disse também que o programa visa beneficiar agricultores do estado, e garantir a alimentação de bovinos, caprinos e ovinos no período de seca. “A palma forrageira é mais uma opção que o agricultor terá para alimentar o rebanho no período de escassez”, acrescentou o diretor de Pecuária da empresa, Marcelo Matos.

Assistência técnica

Além da entrega das raquetes de palma, foi inaugurado o novo espaço do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) da Bacia do Jacuípe . De acordo com o presidente da Rede Pintadas – órgão responsável pela gestão do Cesol -, Elias de Oliveira, “o projeto tem como objetivo prestar assistência técnica e fortalecer os empreendimentos associativos populares e solidários, por meio da formação, assistência jurídica, financeira e de comunicação”, explicou.

Aproximadamente três mil pessoas participaram das ações que comemoraram, também, os 10 anos da Rede Pintadas. “Esse é o momento de consolidação de uma organização coletiva, com conquistas e desafios, que tem provado que a transformação passa pelo fortalecimento e articulação da sociedade civil”, afirma Oliveira.