A Bahia realiza nesta quinta-feira (15) a primeira etapa da mobilização regional para o Fórum Mundial de Direitos Humanos. A prevenção e o combate à violência urbana, principalmente em relação à juventude negra, será um dos temas discutidos durante o encontro, que será realizado no auditório da Reitoria da Ufba, a partir das 14h.

Na segunda-feira (12), representantes do Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos (CEPDH) estiveram reunidos na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) para discutir a formatação das atividades de mobilização. O objetivo é sociabilizar informações e propiciar a participação coletiva na construção de propostas para o Fórum Mundial de Direitos Humanos, que será realizado em Brasília entre 10 e 13 de dezembro.

O tema violência urbana foi escolhido durante reunião preparatória, convocada pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Na ocasião, ficou decidido que caberá à Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos coordenar estratégias e futuras ações de combate a essa problemática para alimentar o fórum mundial.

Segundo o superintendente de direitos humanos da SJCDH, Ailton Ferreira, a escolha deste tema é importante, pois dialoga com o Pacto pela Vida, programa que concentra esforços dos diversos órgãos da administração estadual e municipal, em interação com a sociedade civil, visando ao combate à criminalidade.