A população  afetada pela estiagem, na região do semiárido baiano, pode receber água potável por meio da Operação Carro-pipa. Para isso, é necessário que os municípios que estejam em situação de emergência façam um convênio com a Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec). Este ano, já foram atendidos 350 municípios, beneficiando um total de 1.721.534 pessoas.

A solicitação é feita diretamente à Cordec, pelos municípios que tenham a situação de emergência homologada pelo Estado ou reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. A relação de documentos e formulários necessários para o convênio pode ser solicitada diretamente à Defesa Civil ou no site – acesse aqui.

A transferência de recursos é feita somente por meio do Cartão de Pagamento da Defesa Civil (CPDC), em conformidade com o decreto nº 7505, de 27 de junho de 2010 e portarias nº 37, de 31/01/2012 e 274, de 03/07/2013.

Governo federal

Em nível federal, a solicitação de atendimento pela Operação Carro-pipa é feita à Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração. A demanda é encaminhada ao Exército, que faz uma avaliação técnica em conjunto com a prefeitura municipal. Constatada a necessidade, o município é incluído na operação e passa a receber água por meio dos carros-pipa contratados pelo governo federal.