O Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica Dr. Marcelo Zollinger está comemorando três anos de atividades no Hospital da Bahia. Neste período, foram realizadas mais de 250 cirurgias bariátricas pelo SUS, fruto de convênio firmado com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O serviço contabiliza uma média mensal de 60 intervenções.

Para o médico e coordenador do Núcleo, Marcelo Zollinger, neste período foi montado um dos mais qualificados projetos assistenciais de tratamento multidisciplinar para o paciente portador de uma das mais complexas doenças do mundo moderno. Segundo ele, a prevenção da obesidade passa por uma política de saúde que priorize uma alimentação qualificada e um combate consistente ao sedentarismo.

Zollinger ressalta que o tratamento da obesidade mórbida tem de ser sempre uma abordagem multidisciplinar, com várias especialidades envolvidas, pois a doença é multifatorial. “Nosso núcleo prioriza justamente este foco de abordagem, disponibilizando uma equipe composta de nutricionistas, psicólogos, endocrinologistas, enfermeiros treinados e cirurgiões. Com um hospital de alta complexidade como o Hospital da Bahia, podemos oferecer segurança assistencial e um tratamento individualizado e qualificado aos pacientes obesos, por serem portadores de várias comorbidades graves e complexas”, explica o médico.