Computadores, equipamentos eletrônicos e centenas de documentos foram apresentados, na tarde desta sexta-feira (2), na sede da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) em Salvador. O material foi apreendido durante a Operação Prometheus, que investiga o desvio de recursos de três contratos entre a Secretaria Municipal de Educação do Salvador, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a ONG Pierre Bourdieu.

A Secretaria de Educação foi a contratante, a Uneb encarregada da capacitação de professores e trabalhadores de escolas e creches municipais e a ONG Pierre Bourdieu ficou responsável pela execução dos projetos. Segundo a coordenadora da operação, delegada Susy Brandão, documentos fiscais indicam que a organização não governamental cometeu irregularidades na aquisição de materiais.

Susy Brandão diz que o valor dos três convênios totaliza R$ 100 mil, mas o quanto foi desviado ainda está em apuração. “Os documentos contábeis e computadores serão periciados para a obtenção de provas”.

Falsidade ideológica

A delegada informa ainda que a Polícia Civil continua com mandados de prisão em aberto contra mais dois empresários. “A gente analisou a denúncia de um ato de falsidade ideológica na eleição da organização não governamental e verificou que existem indícios fortes de irregularidade na prestação de contas da ONG”.

Quatro pessoas foram detidas, o presidente da ONG, Denis de Carvalho Gama, os diretores Rubens Almeida e Michel Souza e Silva, o contador Peter Silva, além de Ítalo Menezes, proprietário da Multi Comercial Ltda, empresa suspeita de participar do esquema fornecendo notas fiscais irregulares.