Os resultados da seleção para oito cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) foram divulgados pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e podem ser consultados no site do órgão. Os cursos têm foco no apoio à qualificação profissional na área de artes e cultura e são realizados no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Cultura (MinC).

Os selecionados deverão se apresentar no Centro de Formação em Artes, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, para confirmação de matrícula, no período de 17 a 20 de setembro, das 9 às 12h e das 13 às 17h, portando original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência. Os alunos menores devem comparecer com o responsável legal. Caso surjam vagas de desistência, suplentes serão comunicados por telefone logo após o período de confirmação de matrícula dos selecionados.

As aulas serão iniciadas em 30 de setembro, ministradas de segunda a sábado, em turnos variados, durante três meses. A carga horária dos cursos é de 240 horas e os alunos matriculados receberão auxílio transporte e de alimentação, além de todo o material didático. Os cursos são de assistente de coreógrafo, assistente de produção, agente de cultura, auxiliar de cenotecnia, fotógrafo, iluminador cênico, auxiliar de costura cênica e brincante de rua. Os certificados finais são reconhecidos pelo MEC.

Concorrência

Mais de 600 candidatos se inscreveram para concorrer às 200 vagas disponibilizadas. A seleção foi realizada em três dias de trabalho pela equipe pedagógica e técnicos que participarão do projeto, a partir da carta de intenções apresentada no ato da inscrição, e posterior levantamento de perfil adequado, inserção na área, motivações e interesse no curso.

A iniciativa é desenvolvida junto à Secretaria de Educação e à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), tendo como parceiro o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (TCA). A Escola de Dança, que também oferece cursos técnicos de nível médio regulares, reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC, faz parte hoje da rede estadual de educação profissional.