Na briga pela medalha de bronze dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, os times masculinos de basquete do Ceará (CE) e de futsal do Rio Grande do Norte (RN) levaram a melhor sobre os times baianos. As duas partidas foram realizadas no sábado (14) à tarde, último dia de competição para as modalidades coletivas (12 a 14 anos).

No basquete, a derrota foi por um placar de 63 a 12. "A gente não conseguiu jogar, mas ano que vem estaremos aqui de novo", falou o técnico da equipe baiana, Ruy Nuñez, para os jogadores logo após a partida. Ele aproveitou o momento para parabenizar aos garotos pelo empenho deles em todos os cinco jogos realizados. Essa foi a primeira vez que essa equipe viajou para disputar um campeonato de grande porte como os Jogos Escolares.

Futsal

Com dois jogadores a menos, novamente a equipe baiana de futsal também não conseguiu barrar os cearenses. O grupo já tinha perdido para o mesmo time durante a fase classificatória, por 4 a 1. O Ceará abriu o placar logo no início da partida e ampliou em menos de dois minutos. Os baianos diminuíram a diferença, mas em seguida tomaram o terceiro gol.

No segundo tempo, o time cearense seguiu apertando, enquanto o adversário corria atrás do placar. Embora ainda tenha feito mais dois gols, a equipe da Bahia não conseguiu tirar a diferença (já que os cearenses também tinham marcado mais duas vezes) e acabou perdendo por 5 a 3.

Próxima etapa

Os próximos Jogos Escolares da Juventude serão realizados em Belém (PA) em novembro, para a faixa etária de 15 a 17 anos. Assim como aconteceu com a competição de Natal, serão realizadas seletivas escolares, envolvendo estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país, que disputarão 13 modalidades desportivas: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa em 2012, e lutas, que entra em 2013.

Na Bahia, as seletivas estão sendo realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, e vão definir os atletas e as equipes que irão representar a Bahia, novembro, em Belém (PA).