O modelo de centro de treinamento para formação de atletas do Centro Integrado de Apoio ao Atleta (CIAA) do Esporte Clube Pinheiros (SP) será um dos temas da clínica de capacitação promovida pela Federação Baiana de Basquetebol (FBB) e pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (Asbradec) para profissionais que atuam na área do basquete no estado. 

O evento acontece entre esta sexta-feira (25) e domingo e conta com o apoio do governo, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

A clínica é aberta ao público nesta sexta-feira, às 14h, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na Paralela, e conta com palestras dos técnicos que atuam nas áreas de preparação física, psicologia do esporte, fisioterapia e metodologia no CIAA do clube paulista. Os interessados devem se inscrever através do telefone (71) 3797-4281 ou pelo e-mail asbradec@asbradec.org.

Já no sábado e no domingo, no Sesc Aquidabã, a partir das 9h, o curso terá como público principal os técnicos baianos. Os demais interessados podem participar, mas apenas como ouvintes. Para esta fase, estão programadas aulas teóricas e práticas com a participação dos técnicos do CIAA e do técnico das seleções de base da Confederação Brasileira de Basquetebol e coordenador da Escola Nacional dos Treinadores de Basquete, André Germano.

De acordo com o diretor de assuntos institucionais da Asbradec, José Lopes, a clínica é parte integrante do projeto Basquete de Alto Rendimento da Bahia, que visa, entre outros, promover a modalidade no estado. Além dela, serão realizadas outras clínicas nas cidades de Senhor do Bonfim, Feira de Santana e Eunápolis, mas as datas ainda não foram definidas.