As obras de construção do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ) estão em fase bastante adiantada. A avaliação é do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, que nesta terça-feira (8) visitou o canteiro de obras em companhia do presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira. O CPJ está sendo erguido pelo Governo do Estado numa área em frente à Praia de Ipitanga, no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), e a inauguração está prevista para o mês de abril de 2014.

“É impressionante como a obra está adiantada em relação ao seu cronograma. Vamos agora garantir todo esforço para que a empresa mantenha esse ritmo e, em abril de 2014, a obra esteja completamente pronta”, afirma Nilton Vasconcelos. Ao seu lado, o presidente da CBJ disse que já dá para sentir que foi ultrapassada a fase de idealismo. “A obra já é uma realidade e poderemos ter uma surpresa bem positiva com a sua antecipação. Isto dá uma injeção de mais entusiasmo para sua inauguração”, afirmou Paulo Wanderley Teixeira.

Ginásio climatizado 

O novo equipamento está sendo erguido numa área de 20 mil metros quadrados, com previsão de um ginásio climatizado com quatro tatames e capacidade para 1.900 pessoas; centro de preparação e recuperação física de atletas; estrutura administrativa, restaurante, museu do judô e centro de capacitação profissional.

Também contará com auditório para 300 pessoas, sala vip e centro de treinamento; 20 suítes duplas e sete triplas para atletas com salão de estar e sala de jogos; além de 18 suítes e 10 apartamentos para alojamento de dirigentes.

Segundo o engenheiro Raimundo Freitas, responsável pela obra, as fundações estão bem adiantadas. “Dentro de mais quinze dias estarão 100% concluídas. Também, com mais este período, os pilares do alojamento e do prédio da administração estarão concretados. Vamos, em seguida, preparar as lajes”.

Inauguração 

O fiscal das obras pela Conder, Fernando Uzeda, garante que, no momento, “os trabalhadores estão desenvolvendo os blocos de fundação e caminhamos para a conclusão das fundações do ginásio de esportes e da piscina de treinamento dos atletas”. A expectativa do Governo do Estado é que a finalização do serviço aconteça até o dia 31 de março de 2014, com inauguração prevista para o mês seguinte.

O Centro Pan-Americano de Judô será utilizado para treinamentos das seleções baiana e brasileira, além de abrigar ações de iniciação e formação no esporte. Servirá, também, de palco para a preparação e aclimatação dos atletas de judô dos países pan-americanos que participarão dos Jogos Olímpicos Rio 2016.