O Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), inicia nesta quarta-feira (9) a operação ‘Consumo Infantil sem Violência’. A ação educativa busca conscientizar os fabricantes e vendedores -quanto aos brinquedos que estimulem o público à violência – para difundir a cultura de paz e respeito aos consumidores infantis.

O objetivo da ação, que continua durante a semana, com fiscais partindo da sede do Procon às 8h, é educar os fornecedores e consumidores sobre os riscos de brincadeiras violentas, a exemplo das que resultam do uso de armas de brinquedo, ou decorrentes de jogos eletrônicos, filmes e DVDs, a fim de prevenir a ocorrência de acidentes de consumo.

“A vulnerabilidade da criança a impede de discernir quais são os produtos prejudiciais a sua formação, educação e desenvolvimento. Os comerciantes e fabricantes serão orientados a alertarem os consumidores sobre brinquedos que induzam o público infantil a comportamentos inadequados e violentos”, explicou o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares.