A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia iniciou nesta quinta (17) e termina na sexta-feira (18) a coleta de sangue realizada pela unidade móvel (Hemóvel), instalada no estacionamento da entrada principal do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). A meta é conseguir diariamente 80 bolsas de sangue, como afirma a assistente social da instituição, Zaira Roxo.

A Hemoba também está cadastrando as pessoas para doação de medula óssea e Zaira considerou bom o número inicial de doações. A médica Aline de Araújo Dórea, coordenadora do Banco de Sangue (Basan) do hospital, ressaltou a importância da presença do Hemóvel na unidade para atender aos acompanhantes de pacientes que “chegam querendo fazer doação, mas não há posto de coleta aqui”.

O estoque baixo de sangue é entrave para a realização de cirurgias, transfusões e compromete até a liberação (alta) de alguns pacientes, como explica a coordenadora do Basan. O Banco recebe os pedidos de sangue do HGRS, faz os testes pré-transfusionais e administra as transfusões de acordo com as solicitações. 

Há previsão, segundo Aline, de o Hemóvel comparecer ao HGRS a cada três meses, reforçando a campanha de doação. No dia 13 de novembro a técnica da Hemoba, Virgínia Figueiredo, realiza a palestra ‘Ciclo do Sangue e Uso Racional de Hemocomponentes’, voltada para os profissionais de saúde do hospital, uma ação em parceria com o Basan e a Coordenação de Educação Permanente do HGRS.