O 178 profissionais do Programa Mais Médicos, que desembarcaram em Salvador no último domingo (1º), começaram a viajar nesta sexta-feira (6) para os 169 municípios em que irão atuar.

Os médicos, todos cubanos, passaram por atividades no Instituto Anísio Teixeira e conheceram a realidade local da rede pública de saúde do estado e as características epidemiológicas da população.

Agora, a Bahia passa a contar com 594 profissionais atuando em 224 municípios e oito polos de Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). A previsão é que até o final do ano, o número total de médicos atuando pelo programa chegue a 792, contemplando 324 municípios, além dos DSEI.

Durante a cerimônia que antecedeu ao embarque, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, falou sobre o aumento da cobertura da Atenção Básica e também da melhoria dos indicadores de saúde.

Atenção Básica

Um aumento fantástico da cobertura, uma assistência prestada de qualidade técnica e com um compromisso muito forte destes profissionais. A Atenção Básica, com certeza, vai dar um grande salto de qualidade e de acesso a população baiana, afirmou Solla.

O médico Ramón Trujillo Gómez, que vai trabalhar no município de Itapé, disse que quer ajudar a melhorar a saúde das pessoas e espera poder fazer um bom acolhimento e um bom trabalho.

A secretária de Saúde do município, Sônia Carvalho, enfatizou ter a certeza de que os profissionais vão atender bem à população e cumprir a carga horária integralmente.

Veja a relação das cidades baianas que receberão profissionais do Mais Médicos