Para conferir se os prestadores de serviço de transporte escolar em Salvador estão agindo em conformidade com as normas apresentadas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o Decreto Municipal nº 9.686/92, que regulamenta esta categoria de transporte, o Procon-BA iniciou nesta segunda-feira (3) a ‘Operação Volta às Aulas’. A ação está sendo realizada em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).

Durante a operação serão verificados a documentação do veículo e do condutor; a disponibilidade e estado do cinto de segurança para os passageiros e condutor; estado dos pneus, assentos e portas dos veículos; programação visual informando tratar-se de veículo destinado ao transporte escolar; e a quantidade de passageiros transportados.

Neste primeiro dia de operação foram fiscalizados e autuados dois veículos, um no bairro Costa Azul e outro na Pituba. Foram constatadas irregularidades na documentação dos condutores. Os dois veículos prestam serviço nas escolas localizadas nestes bairros e adjacências.

“O Procon-BA inicia esta operação para que os prestadores de serviços garantam um serviço de qualidade, respeitando o direito à proteção e a segurança aos pais, responsáveis e alunos”, ressaltou o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares.

A operação terá continuidade nesta terça-feira (4), com os fiscais partindo do órgão no turno matutino. O Procon-BA é vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH).

Quaisquer irregularidades podem ser denunciadas Procon-BA também através da internet, acessando a página do órgão no Facebook ou através do e-mail denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br.