Nos primeiros meses de 2014 a Bahia registra uma redução de 91,89% do número de casos de dengue, em relação ao mesmo período de 2013. As informações, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), foram apresentadas nesta terça-feira (25), na reunião do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue.

O Comitê se reuniu na Fundação Luiz Eduardo Magalhães (FLEM), em Salvador, para compartilhar ações preventivas, prospectar novas ações e debater a situação epidemiológica da dengue. A incidência está concentrada em Salvador (729), Feira de Santana (296), Itabuna (192), Pintadas (131), Teixeira de Freitas (75), Jequié (66), Porto Seguro (52), Ituaçu (48), Mirante (44) e Barreiras (42). Apenas 28 municípios (6,7%) apresentam aumento do número de casos.

Representantes das diversas instituições do Comitê apresentaram o conjunto de atividades que vem sendo desenvolvidas, como a conscientização da população por meio de Amostra Científica, promovida pelo Conselho Superior das Entidades Médicas da Bahia (Cosemba), a iniciativa do Programa de Agentes Mirins, da Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A (Embasa), premiado, inclusive, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em 2013, entre outros.

Formado por representantes do poder público e da sociedade civil (empresas privadas, igrejas, instituições educacionais, associações, etc.), o Comitê tem como finalidade a elaboração de novas propostas relacionadas à prevenção, por meio de mobilização social.

Além das ações do Comitê Estadual, a Sesab e a FLEM apoiam 23 municípios na implementação do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue.

Coordenadores vinculados às Secretarias Municipais de Saúde e Diretorias Regionais (Dires) selecionam bairros, entre os que apresentam índices elevados de infestação e casos de dengue, e identificam articuladores, voluntários com liderança e capacidade de comunicação para promover a mobilização em suas comunidades.