O presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, e o superintendente do Procon, Ricardo Maurício Soares, assinaram na tarde desta sexta-feira (28) um Termo de Compromisso que permitirá o acesso on-line aos registros gerados pelo órgão de defesa do consumidor, o que dará mais celeridade e eficácia à resolução de queixas dos clientes. A assinatura do documento aconteceu na sede da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), no Centro Administrativo da Bahia.

A adesão à Carta de Informação Preliminar (CIP) eletrônica permite que o fornecedor tenha acesso on-line à demanda consumerista, dispondo de um prazo de dez dias para responder ao órgão via sistema.

Dessa forma, a implementação do procedimento torna mais efetivo o atendimento ao consumidor uma vez que, se a demanda for resolvida nesta fase, não tornará necessária a instauração de processo administrativo com marcação de audiência conciliatória.

Agilizar a resolução

A Embasa vem investindo na aproximação com as instâncias de defesa do consumidor para otimizar sua relação com o usuário. Além da adesão à CIP eletrônica, a Embasa reestruturou, no ano passado, sua equipe interna de atendimento exclusivo para as demandas do Procon, que realiza a análise preliminar das reclamações, visando agilizar a resolução de conflitos.

O Procon divulgou recentemente o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do ano de 2013. No período, das 2.650 reclamações contra a Embasa, 217 não foram atendidas dentro do prazo estabelecido pelo órgão. O número global de queixas vem apresentando redução nos últimos anos. Em 2011, foram 2.839 reclamações; já em 2012 foram 2.702, contra as 2.650 registradas em 2013.

A absoluta maioria das demandas que chegam ao Procon, entretanto, pode ser resolvida diretamente entre o cliente e a Embasa. Para isso, basta acionar os canais de relacionamento: o teleatendimento 0800 0555 195 (ligação gratuita), o site www.embasa.ba.gov.br (na seção Central de Serviços Web), ou presencialmente nas lojas de atendimento.