Profissionais de Salvador e área metropolitana, que participam do programa Taxista Amigo do Turista, desenvolvido pela Secretaria do Turismo (Setur), terão direito a subsídios em taxas para efetuar cobrança utilizando cartões de crédito. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (25) durante o lançamento do selo que leva o nome do projeto, na sede da secretaria, com a presença do secretário estadual Pedro Galvão.

Uma palestra sobre a importância das novas tecnologias nos serviços de táxi foi realizada durante o evento com a presença de mais de 80 profissionais. A atividade foi a primeira das oito oficinas que vão beneficiar 300 taxistas.

“Quem aderir ao uso das máquinas de cartões de crédito terá isenção de taxa de aluguel, nos três primeiros meses de operação, e depois pagará R$ 11,90 de mensalidade. Os custos hoje chegam a R$ 120 por mês. Para se conectar ao sistema, é preciso que o taxista adquira a máquina e possua smartphone que permita a transmissão de dados via internet para concretizar as operações”, explicou o gerente da Cielo, para Bahia e Sergipe, Rinaldo Carneiro.

O secretário ressaltou a importância de se ampliar a oferta de táxis que aceitem cartões de crédito. “Quanto menos dinheiro houver em circulação, maior a segurança para o usuário – seja baiano ou turista – e para o taxista”.

Ele também destacou ainda a importância do selo Taxista Amigo do Turista e da capacitação que prevê mais sete oficinas abrangendo áreas como segurança pública, direitos do consumidor, empreendedorismo, combate à exploração sexual, qualidade do atendimento, informações sobre pontos turísticos e idiomas.

Para o taxista Egídio Alves, em qualquer destino turístico da Europa e também nos Estados Unidos, já é comum a cobrança por cartão de crédito. Com a Copa do Mundo [da Fifa Brasil 2014] será muito mais prático para os profissionais que aceitarem cartões de crédito. Além de mais segurança, não haverá dificuldade para troco”.