A Universidade Federal da Bahia (UFBA) aderiu ao dispositivo Scanner Leitor, desenvolvido pela NN Solutions, empresa incubada do Parque Tecnológico da Bahia. Através do celular, o aplicativo permite às pessoas com deficiência visual a leitura em voz alta de textos que não foram passados para o braille.

O software, instalado em tablets, é utilizado pelos estudantes da UFBA com algum tipo de deficiência visual. O aplicativo, compatível para o sistema operacional android 4.0 ou superior, funciona da seguinte maneira: o usuário captura, por meio da câmera do celular, uma imagem do texto que deseja ler e em alguns segundos, o SLEP reproduz o texto em áudio para o usuário. Desta forma, integra, inclui e socializa conhecimento aos portadores de necessidades visuais.

"Associamos o desejo de fazer inovação tecnológica com inclusão social, escolhemos o setor de Tecnologia Assistiva como o primeiro a ser explorado, haja vista, que são poucas empresas, em sua maioria estrangeiras, que buscam atender as necessidades dos deficientes físicos por produtos tecnológicos. Além disso, percebemos que havia bastante incentivo do governo na área de acessibilidade", diz o sócio-gerente da NN Solutions, Joselito Lima.

Além do Scanner Leitor Portátil (SLEP) para deficientes visuais, que está em uma versão gratuita no Google Play para testar por sete dias, a empresa ainda desenvolve o MapBus para monitoramento acessível de frota; e o Sistema de Propaganda Interativa que reinventa a forma de interação cliente-propaganda.