A Saúde e a Segurança no Trabalho foi tema do seminário promovido nesta segunda-feira (28) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e pelo Forum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia (Forumat). Realizado no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), no Corredor da Vitória, em Salvador, o evento marcou a passagem do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado em 28 de abril.

O debate reuniu mais de 120 pessoas entre trabalhadores, gestores públicos, sindicalistas, representantes do governo e empregadores. Na abertura das atividades, os participantes dedicaram um minuto de silêncio em memória dos que morreram trabalhando.

Para Jessevanda Galvino, coordenadora do Forumat e também de Relações do Trabalho e Documentação da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o seminário serviu para contribuir no aprofundamento dos subeixos temáticos da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Bahia (CEST). “Desenvolvemos uma metodologia de exposição dialogada e debate em plenária, focando nesse tema”, destacou, lembrando que a Agenda Bahia do Trabalho Decente, coordenada no estado pela Setre, dedica um eixo prioritário à Segurança e Saúde do Trabalhador.

Exposições

Ana Georgina Dias, do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apresentou o painel ‘O Perfil Produtivo e o Impacto na Saúde do Trabalhador no Estado da Bahia’; enquanto Letícia Nobre, diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast-Sesab), expôs sobre ‘O contexto atual da implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (PNSTT) no âmbito do Estado da Bahia’.

Na parte da tarde, Joilda Cardoso, da Comissão de Formulação e Relatoria da 4ª Cest-Bahia, tratou do ‘Controle Social e a Participação no SUS’; enquanto Francisco Silva, da Comissão Organizadora Estadual da 4ª Cest-Bahia, falou do ‘Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora: desafios e perspectivas para o Estado da Bahia’.

A cada exposição, os debates dominavam a plenária, contribuindo para o aprofundamento dos subeixos temáticos.

Conscientização

Alberto Balazeiros, procurador chefe do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5), disse que o dia 28 de abril é uma data para recordar aqueles que tiveram as suas vidas ceifadas em acidentes de trabalho. “É preciso ver o que hoje podemos fazer para evitar a perda de vidas por acidente no trabalho”.

A superintendente estadual de Vigilância e Proteção da Saúde, Alcina Andrade, afirma que nunca é demais lembrar as vítimas de acidentes de trabalho: “Mas não podemos esquecer o volume de pessoas que hoje adoecem no trabalho, o que também é um fato preocupante”.

O auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-Ba), Flávio Nunes, disse que “o acidente é uma decisão gerencial que expõe o trabalhador a um risco grave. Temos que combater severamente este tipo de postura, pois a vida é o patrimônio mais importante”.

História

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado nesta data porque, em 1969, uma explosão em uma mina no estado norte-americano da Virgínia matou 78 mineiros. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), com foco na prevenção, instituiu, em 2003, a data para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes.

Este ano, o tema escolhido é a segurança e a saúde no uso de produtos químicos no trabalho.