A Rede SAC de atendimento ao cidadão está disponibilizando 42 novos serviços em postos da capital e interior do estado. Os novos procedimentos estão vinculado à inauguração das unidades de atendimento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), INSS Expresso e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), incorporados como parte do projeto de expansão da rede em todo o estado.

Outro serviço que voltou a ser disponibilizado é a emissão do registro civil (certidão de nascimento) pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Este serviço está sendo disponibilizado no SAC Cajazeiras.

Nos últimos anos, foram inaugurados 25 novos postos, entre postos fixos, unidades de pequeno porte e novas carretas, o que significa ampliação de 92,3% na capacidade de atendimento da rede.

O atendimento da PRF está sediado no SAC Bela Vista, aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. São oferecidas 30 senhas diárias para os principais serviços do órgão, como emissão de ‘nada consta’, defesa de autuação, recurso de infração, restituição de valores, solicitação de cópia de decisão, identificação de condutor infrator, disponibilização e retificação do Boletim de Acidente de Trânsito (BAT), entre outros.

Os usuários também podem buscar esses serviços nos terminais de autoatendimento do SAC – o SAC Fácil – nos postos dos shoppings Barra, Liberdade, Paralela, Salvador Shopping, Lauro de Freitas, Feira Centro II, Vitória da Conquista e SAC Servidor, além do Portal SAC. Ainda existe a opção de buscar atendimento da PRF no site do Departamento da Polícia Rodoviária Federal e pelos telefones (71) 2101-2200 / 2101-2250 / 2101-2201.

INSS Expresso

Já o INSS Expresso funciona no SAC Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), de segunda a sexta-feira, das 7 às 14h. A unidade da Previdência Social visa resolver as demandas mais simples dos segurados e orientar o cidadão a utilizar corretamente os serviços que o órgão disponibiliza na internet, por meio da Agência Eletrônica da Previdência Social.

Com capacidade de 80 atendimentos por dia, a unidade disponibiliza 22 serviços como a atualização de endereços dos beneficiários e emissão de extratos de pagamentos de benefícios, desafogando o fluxo de atendimento e reduzindo o tempo de espera das agências da Previdência Social.

CDL

A CDL oferece ao usuário do SAC serviços que têm foco no consumidor, a exemplo de informações sobre proteção ao crédito, cadastro positivo de empresas, assistência e orientação para intermediação entre consumidor e empresa credora e o Alerta Cidadão, para registro de documentos pessoais e cheques perdidos ou extraviados, dificultando seu uso fraudulento no mercado. A CDL possui unidades de atendimento nos postos SAC do Barra, Comércio e Cajazeiras. O SAC Barra funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 20h, e aos sábados, das 7 às 13h. Os postos do Comércio e de Cajazeiras atendem de segunda a sexta, das 7 às 15h30.

Registro civil

A emissão da primeira via do registro civil é uma parceria entre as secretarias da Administração (Saeb) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O serviço está disponível no SAC Cajazeiras, e o planejamento de expansão prevê a emissão do documento em mais cinco postos da rede.

De posse dos documentos necessários, como a identificação do pai ou da mãe e a declaração de nascido vivo do filho, o requisitante deve se dirigir ao posto, fazer a inscrição e aguardar o recebimento do documento em até cinco dias úteis na unidade onde fez a requisição. O SAC Cajazeiras funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 15h30, na Rua Estrada Coqueiro Grande, s/n.

Cinquenta unidades

Atualmente, a Rede SAC dispõe de 50 unidades. São 15 postos em Salvador e região metropolitana – incluindo o SAC Servidor com serviços exclusivos ao funcionalismo público -, 17 postos fixos no interior, três rotas do SAC Móvel e 15 Pontos Cidadão. Todas as unidades têm a prioridade de nortear o atendimento de acordo com as diretrizes de inclusão social, isonomia e evolução na qualidade dos serviços prestados.