O prédio do Parque Tecnológico da Bahia agora tem o nome de Bautista Vidal, físico e engenheiro, que faleceu no ano passado. Ele foi o criador da primeira Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do país e seu primeiro titular. A homenagem, aprovada em 2013 pela Assembleia Legislativa da Bahia, aconteceu em cerimônia realizada na quinta-feira (23).

A titular da Secti, Andrea Mendonça, disse durante o descerramento da placa que a iniciativa mantém “vivo o seu legado, o seu nome e, acima de tudo, a sua importância como um militante da difusão da ciência e tecnologia no Brasil e no mundo”.

A viúva do cientista, Regina Lúcia Bautista, enfatizou a dedicação de Vidal à ciência e tecnologia, “contribuindo muito para a Bahia e também no Brasil. Esta homenagem mantém o legado dele vivo, além de realizar o seu desejo quando era secretário, pois tinha em seus planos construir este espaço”.

José Walter Bautista Vidal é considerado uma das maiores autoridades do país em produção de energia limpa e grande incentivador da busca pela soberania energética do país e desenvolvimento tecnológico nacional.

Ele ocupou o cargo de secretário de Tecnologia Industrial do Ministério de Indústria e Comércio e idealizou o Programa Nacional do Álcool (Pró-Álcool). Em cooperação com o engenheiro Urbano Ernesto Stumpf foi um dos idealizadores do motor a álcool.