O Tecnocentro, edifício do Parque Tecnológico da Bahia, receberá o nome do cientista baiano e primeiro secretário de Ciência e Tecnologia no Brasil, José Walter Bautista Vidal. Em cumprimento a Lei 12.914, aprovada em 2013, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), homenageará o ilustre professor em solenidade nesta quinta-feira (22), às 15h, na sede do Parque.

“Em 1969, Bautista foi convidado para criar e assumir a secretaria estadual, e deixou um legado de realizações que repercutiu nacional e internacionalmente, ao contribuir para o avanço científico e tecnológico durante quatro décadas. Este é um singelo reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Bahia e ao Brasil, na busca pela soberania energética do país e pelo desenvolvimento tecnológico nacional”, explica a secretária Andrea Mendonça.

Idealizador do Programa Nacional do Álcool (Pró-Alcool), o físico e engenheiro foi um dos responsáveis pela criação do motor a álcool. Bautista Vidal é considerado uma das maiores autoridades do país em produção de energia, responsável pela implantação de 30 instituições de pesquisas e centros tecnológicos, no Brasil, entre eles o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Ceped), na Bahia.

Para o irmão do cientista, Manuel Júlio Bautista, a homenagem orgulha a família os quatros filhos e seis irmãos. “O Governo da Bahia realizou um sonho dele, pois a criação do Parque era uma antiga ideia de Vidal. Esta homenagem manterá vivo o legado de meu irmão e, acima de tudo, a sua importância como um militante da difusão da ciência e tecnologia em nosso país”.

Tecnocentro

Localizado na Avenida Paralela, em Salvador, o prédio possui uma área total de aproximadamente 26 mil metros quadrados. Foi projetado com o objetivo de abrigar empresas de Tecnologias da Comunicação e Informação, desenvolver pesquisa em bioinformática, biosensores e desenvolvimento de softwares, além de um espaço exclusivo para fomentar a geração de empreendimentos inovadores por meio da incubadora de empresas, Áity Criativa.

Bautista Vidal graduou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1958, quando foi agraciado com o prêmio Joaquim Wanderley de Araújo Pinho, de melhor graduando. Foi diretor e docente do setor de Física, do antigo Instituto de Matemática e Física (IMF) da Universidade da Bahia (UBA).

Em 1969, o Governador da Bahia, Luiz Viana Filho convidou Bautista Vidal para criar a Secretaria de Ciência e Tecnologia, tornando-se o seu primeiro titular. Na sua passagem pela Universidade de Campinas (Unicamp) ele foi o idealizador do Centro de Indústria e Alta Tecnologia (Ciatec).

Vidal foi um crítico do modelo de desenvolvimento do país, defendeu a utilização e estudo de energias alternativas e idealizou o Programa Nacional do Àlcool (Pró-Álcool) e em cooperação com Urbano Ernesto Stumpf (1916-1998), além de idealizador do motor a álcool.