O local escolhido para o início da turnê do show especial ‘A história da Música na Bahia’, com o cantor Paulinho Boca, que celebra 50 anos de carreira, foi o Xisto Bahia (Barris), um dos 17 espaços mantidos pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Diretoria de Espaços Culturais. Nesta quarta-feira (7), a partir das 19h, o público irá conhecer um pouco mais do Programa de Dinamização dos Espaços Culturais do órgão.

Para o secretário de Cultura, Albino Rubim, o show de Paulinho Boca “é uma boa e agradável aula sobre a história da música baiana”. Até Julho, a turnê passará por 14 dos espaços da Secult, levando para o interior e capital shows e bate-papos gratuitos.

O programa integra diversas ações de programação promovidas pela Secult e pelos próprios Espaços Culturais ao longo deste ano. Além da turnê de Paulinho Boca, contempla ainda Circuito de Festivais, o Credenciamento de Artistas e Grupos, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo, além de inúmeros outros projetos permanentes que acontecem nestes espaços.

O Circuito de Festivais acontecerá em 10 dos espaços e a programação envolve artistas, grupos e manifestações locais e territoriais, além de promover intercâmbios com outras regiões do estado. O Credenciamento de Artistas e Grupos recebeu mais de 500 inscrições e os artistas credenciados, que terá a lista publicada nos próximos dias, participarão das programações realizadas pelos Espaços Culturais estw ano.

Cinema

O Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV) consiste na exibição semanal de filmes nacionais (longas e curtas-metragens) de diversos gêneros, com o objetivo de ampliar o número de pontos de exibição audiovisual no estado, aproximando a população da linguagem cinematográfica e do hábito de ir ao cinema, além de divulgar a diversa produção audiovisual nacional.

Responsáveis por ampliar o diálogo entre os Espaços Culturais e suas respectivas comunidades do entorno, os Projetos Permanentes são desenvolvidos todos os anos tendo em vista a participação dos cidadãos nas atividades de cada Espaço.

Interior

Para o diretor de Espaços Culturais, Chicco Assis, “esta é uma oportunidade de apresentar ao público, à classe artística e à imprensa uma síntese do trabalho que vem sendo desenvolvido pela DEC, desde o seu surgimento em 2007. Além de cinco espaços em Salvador (Alagados, Barris, Engenho Velho de Brotas, Itapuã e Plataforma), a DEC é responsável por mais 12 espalhados pelo interior do estado (Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista).

“Chego com a missão de consolidar e dar uma maior visibilidade ao que estes espaços vêm realizando”, afirma Assis, que há cerca de um mês assumiu a diretoria, depois de sete anos à frente do Cine Teatro Solar Boa Vista. Ainda de acordo com ele, assim como o Solar, a maioria dos espaços está localizada em regiões periféricas.

Eles apresentam especificidades e desafios dos territórios, onde estão localizados, “mas estes espaços, cada um do seu jeito, são dinâmicos e suas programações dialogam intensamente com as possibilidades da diversidade”. Mais informações sobre os Espaços Culturais estão disponíveis na internet e pelo telefone 3103-3278.