Quinto integrante do Almanaque do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) a ser capturado dois meses após o lançamento da publicação, Jéferson Silva Bispo, 24 anos, teve o mandado de prisão temporária cumprido na madrugada de sábado (10), no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, por policiais da 48ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Sussuarana).

Autor de vários homicídios na região da Mata Escura, Jéferson traficava na localidade do Jardim Santo Inácio e teve a prisão decretada pela 2ª Vara do Tribunal do Júri. Antes de ser encaminhado ao DHPP, o criminoso foi apresentado pelos PMs na 11ª Delegacia Territorial (DT) de Tancredo Neves), onde um investigador o reconheceu como integrante do almanaque. De acordo com a delegada Jamila Cidade, da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), Jéferson tem passagem pela políci por roubo e porte ilegal de arma. Ele está custodiado no sistema prisional.

Prisões e mortes

O primeiro integrante do Almanaque do DHPP a ser preso foi o traficante e homicida Bruno Dória de Jesus, 23 anos, localizado dia 21 de março por investigadores da 2ª Delegacia de Homicídios, em São Caetano. Em 25 de março, equipes do DHPP, do Departamento de Narcóticos (Denarc) e das Rondas Especiais da Polícia Militar (Rondesp/RMS) prenderam na localidade de Porto Santo, na Ilha de Itaparica, João Carlos dos Santos Cardoso, 27.

Charles Luciano de Jesus, 22, foi o terceiro integrante do Almanaque preso. Ele teve o mandado de prisão preventiva cumprido, dia 9 de abril, por investigadores da DH/Central, que o localizaram na 2ª Travessa Saturno, em Pernambués. Anderson Costa dos Santos, 28, o qual também está com fotografia na publicação do DHPP, foi preso, em seguida, na cidade de Feira de Santana.

Na tarde do dia 8 deste mês, o traficante e homicida Fabrício Costa dos Santos, 27, foi morto durante troca de tiros na Rua 3 de Maio, no Sieiro. Segundo a titular da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS), Klaudine Passos, ele foi assassinado pelos comparsas, com cerca de 30 tiros, por ter rompido com a quadrilha. Apontado como um dos líderes do tráfico na localidade do Beco do Sabão, na Liberdade, Fabrício tinha mandado de prisão temporária em aberto expedido pela 2ª Vara do Tribunal do Júri.

Adelmo dos Santos, 30, morto no Bairro da Paz, em Salvador, no dia 30 de março, em confronto com a polícia, e Gutemberg Santos Farias, 20, assassinado no município de São Felipe, durante troca de tiros com policiais civis e militares, após assaltar dois estabelecimentos comercias da cidade, também eram integrantes do Almanaque do DHPP.