Os melhores projetos de inovação de inventores e estudantes baianos, em 2013, foram conhecidos nesta terça-feira (10) durante a cerimônia de premiação do Concurso Idéias Inovadoras, realizada no Hotel Fiesta, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner. Em sua sexta edição, o concurso promovido anualmente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), distribuiu para os 35 finalistas prêmios de R$ 5 mil a R$ 15 mil. Na ocasião, a instituição lançou editais de apoio à inovação que totalizam R$ 17,18 milhões.

Durante o evento, o governador destacou a importância do fomento para o desenvolvimento do potencial inovador na Bahia. “Nossa gente é muito criativa, empreendedora e reproduz a criatividade na área de ciência e tecnologia. Por isso é fundamental fazer a ponte entre as boas idéias e o financiamento”.

Criado em 2008, o Idéias Inovadoras é dividido em seis categorias – Estudantes de Ensino Médio ou Ensino Profissional Técnico de Nível Médio; Graduandos; Pós-Graduandos Lato Sensu e Stricto Sensu; Pesquisadores; Graduados Independentes; e Inventores Independentes. Os vencedores receberam cheques de R$ 15 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil para o 1º, 2º e 3º lugares respectivamente.

O estudante de engenharia mecânica, Matheus Ladeia, 20 anos, foi o vencedor na categoria graduandos com o projeto de um protótipo de sistema de monitoramento de pragas em lavoura de café. “O prêmio serve como incentivo financeiro, uma vez que a gente sabe da dificuldade para captar recursos para esse tipo de inovação”.

De acordo com o diretor geral da Fapesb, Roberto Paulo Lopes, o dinheiro ajuda a viabilizar os projetos comercialmente. “Muitas dessas idéias acabaram se tornando empresas, gerando negócios e consequentemente emprego e renda”.

Editais

Em continuidade aos investimentos na área, foram lançados mais quatro editais que vão disponibilizar recursos para grupos de pesquisa e pesquisadores independentes, incluindo o Concurso Idéias Inovadoras 2014, que na próxima edição vai incluir a categoria Inventor da Economia Criativa, por meio de parceria com a Secretaria de Cultura (Secult).

A Fapesb lançou ainda, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência, para apoio a grupos de pesquisa consolidados e de reconhecida excelência, o Programa de Apoio a Núcleos Emergentes, destinado a grupos já instalados e com alta capacidade de produção científica e tecnológica ainda não consolidados, além do Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa para o Sistema Viário Oeste, em parceria com a Secretaria do Planejamento (Seplan).

Desde 2007, o Governo do Estado lançou, por meio da Fapesb, 172 editais de apoio à inovação, que totalizam R$ 430 milhões e mais de R$ 162 milhões em bolsas de iniciação científica e pesquisa.

Publicada às 18h
Atualizada às 19h20