Reunir o setor de música independente da Bahia para dialogar sobre experiências, desafios e oportunidades da internacionalização da cultura baiana. Esse é o objetivo dos encontros Mobilidade Cultural em Foco, sempre abertos ao público, promovidos pela Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Fundação Cultural do Estado (Funceb), e a União Brasileira dos Compositores (UBC).

Na edição que acontece nesta terça-feira (10), às 14h, no Edifício Lena Empresarial, na Pituba, em Salvador, o debate será concentrado em torno dos desafios que o setor de música independente enfrenta para exportar obras e serviços musicais no mercado externo.

O evento terá participação da gerente da UBC na Bahia, Márcia Bittencourt, que falará sobre documentação de repertório, cadastro de obras e de fonogramas, além de todos os cuidados prévios necessários para assegurar a percepção de direitos autorais. Depois da explanação, os participantes poderão tirar dúvidas e compartilhar experiências.

Como resultado das ações de promoção internacional, por meio da distribuição das coletâneas do Bahia Music Export (BMEX), as músicas de artistas baianos estão sendo tocadas em diversos programas de rádio em vários países.

Nesse contexto, a assessora de Relações Internacionais da Secult, Monique Badaró, explica que “se as músicas não estiverem devidamente cadastradas e documentadas, seus autores perdem a oportunidade de receber direitos autorais”. Por isso, nas próximas seleções do BMEX, só poderão concorrer faixas devidamente registradas.

Projeto

O Mobilidade Cultural em Foco busca busca estabelecer um diálogo entre os diversos segmentos culturais sobre processos, desafios, experiências e oportunidades de internacionalização dos setores culturais. Ele acontece no contexto do Programa de Apoio à Mobilidade Artística e Cultural, voltado para a promoção da mobilidade de artistas e profissionais da cultura, com vistas ao desenvolvimento das artes e da cultura na Bahia e sua inserção internacional.