A série cômica ‘Deu a Louca na Copa’, produzida, roteirizada, dirigida, gravada, editada e encenada por baianos ou profissionais que atuam na Bahia, estreia neste domingo (29), às 21h30, na TVE Bahia. A emissora exibe os cinco episódios, cada um com 13 a 15 minutos de duração, que foram gravados no estúdio A, com técnicos também baianos. A primeira reprise será às 13h, de segunda a sexta-feira (30 a 4), logo após o programa TVE Revista.

A direção de produção é de João Esteves, direção geral de Jairo Eliodoro, direção de fotografia de Hamilton Oliveira, roteiro de Cláudio Simões e ideia original de José Araripe Jr. A história se passa na copa da pensão de Seo Pepe (Fernando Marinho), que descobre que abrindo uma janela para a rua poderá ver os jogos da Copa do Mundo. Fofa, a empregada da pensão (Aisha Marques), inventa maneiras de lucrar com o evento e começam as confusões.

“Fazer a série é um luxo e a iniciativa da TVE maravilhosa. Temos muito potencial em Salvador e a série é um grande ganho para nossa TV e para o mercado”, afirma o roteirista e dramaturgo Cláudio Simões. Para o diretor de Produção do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (Irdeb) e da série, João Esteves, este é um passo importante para o mercado de teledramaturgia da Bahia, com grande possibilidade de continuidade.

O diretor Jairo Eliodoro, que tem mais de 20 anos de experiência também em teatro, enfatiza que na gravação foram usados, pela primeira vez, os novos equipamentos da TVE, em HD. “É um avanço muito grande para a dramaturgia na TV baiana. A TVE é a primeira no estado a fazer isso e sai na frente no processo de regionalização”. Diretor de fotografia da nova produção, Hamilton Oliveira chama a atenção para o fato da TVE ter usado o corpo técnico da emissora, que, para ele, é uma “equipe dez, que supera toda e qualquer dificuldade e para a qual não tem tempo ruim”.

Outras séries

Protagonista da série, o ator Fernando Marinho, acredita que este é um importante investimento da TV em teledramaturgia genuinamente baiana, com autores, diretores, atores, tecnicos. “Um investimento importantíssimo e fundamental, um passo à frente na realização de uma coisa essencialmente baiana”. Para a atriz Aisha Marques, ”temos bons dramaturgos e tudo para arrasar, encontrar nosso jeito peculiar de fazer”.

A TVE já produziu outras séries de teledramaturgia e quadros de humor do ‘Curto Circuito’, que foram ao ar no Carnaval 2014, e a série ‘Meu Bem e Meu Mal’, no Carnaval da Bahia . No São João 2013, o encontro dos primos ‘Ernesto e Ernestino’, que está no ar agora na emissora, e no Carnaval 2013 a série ‘O Rei e o Bobo’.

Elenco

Aicha Marques (Fofa), Analu Tavares (Ximena), Celso Júnior (Dermeval) Cláudia de Moura (Helena), Denise Correia (Rosa), Evelin Buchegger (Terezão), Felipe Tanure (Alysson), Fernando Marinho (S. Pepe), Jarbas Feitosa (Paco), George Valdimir (Helinho), Leando Villa (Railton), Lúcio Tranchesi (Nepomuceno), Luiz Pepeu (Aloísio), Marcos Barreto (Marcelo) e Raissa Xavier (Thaís).