A Bahia possui o maior plantel de equídeos do Brasil, liderança conquistada desde os ciclos econômicos do cacau e da cana-de-açúcar, atividade que gera milhares de postos de trabalho. A informação é do secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, que participa nesta quarta-feira (16), da I Exposição Nacional do Cavalo Campolina e Jumento Pega, no município baiano de Feira de Santana.

O evento tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri). Segundo o secretário, a “Bahia é o cenário ideal para realização da exposição e mais uma prova de que o estado se consolidou como destino dos maiores eventos nacionais e internacionais do setor agropecuário”.

A exposição foi iniciada nesta terça-feira (15) e continua até domingo (20), no Parque de Exposições João Martins da Silva. A promoção é da Associação dos Criadores do Cavalo Campolina da Bahia e do Jumento Pega e Sindicato dos Produtores Rurais de Feira de Santana.

De acordo com o presidente do Núcleo de Pega da Bahia, Beto Falcão, o evento tem o objetivo de incentivar o cruzamento dessas raças. Ele disse que o Brasil é o terceiro no ranking de equídeos, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Esta é a maior exposição das raças realizada atualmente no Brasil e vai reunir criadores de nove estados brasileiros. “Teremos no parque de exposições mais de 600 animais, só dessas duas raças, de grandes expositores”, informa Lúcia Miranda, uma das organizadoras do evento.