Com a atuação contínua de programas voltados à redução da pobreza e inclusão socioprodutiva, o governo estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), totaliza este ano 115 mil cisternas implantadas em 407 municípios da Bahia. O dado integra o conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para melhoria de vida da população rural nas áreas de abastecimento e oferta hídrica.

No primeiro trimestre de 2012, a empresa passou a executar, no âmbito do programa Água para Todos, os convênios firmados entre o governo estadual e o Ministério da Integração para a implantação de cisternas de polietileno e construção de barreiros. Destaca-se ainda, neste processo, a ação integrada de órgãos como a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e de secretarias estaduais com a perfuração de poços e sistemas de abastecimento de água.

Segundo a coordenação do Água para Todos/CAR, estão em execução 300 barreiros, 2.600 barragens subterrâneas, 415 módulos sanitários e a implantação de 46.584 cisternas de polietileno. As ações incluem também a limpeza de aguadas/dessedentação animal/sistemas de abastecimento e irrigação, totalizando investimentos da ordem de R$ 365,9 milhões.

Tecnologias

O governo estadual tem utilizado duas tecnologias para garantir o armazenamento da água da chuva nas zonas rurais – a cisterna de polietileno e a de tela argamassada (construída), sendo a primeira já fabricada e levada para encaixar no terreno, com tempo de instalação mais rápido, e a outra com prazo de construção em torno de uma semana, possuindo as duas tecnologias diferenças de custos.

De acordo com o coordenador do Água para Todos/CAR, Leornado Miranda, 14 mil cisternas foram instaladas nos municípios de Canudos, Cícero Dantas, Crisópolis, Euclides da Cunha, Fátima, Jequié, Maracás, Nordestina e Santa Teresinha, sendo ainda instaladas, este ano, 4.227 cisternas em outros municípios baianos, totalizando 60.584 o número de unidades implantadas e em execução em 69 municípios da Bahia. Segundo Miranda, inicialmente, foram implantadas 2.600 barragens subterrâneas em 98 municípios, estando as ações do Água para Todos/CAR em 203 municípios baianos.