Diversos cursos profissionalizantes, técnicos e oficinas estão sendo oferecidos pelo Governo do Estado neste segundo semestre. A iniciativa dá prosseguimento aos investimentos realizados para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, encerrada no último domingo (13).

Até o dia 17 deste mês, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio do Programa Jovens Baianos (PJB), inscreve para o processo seletivo dos cursos de encanador predial, eletricista predial e pedreiro. São disponibilizadas 100 vagas para jovens na faixa etária entre 18 a 24 anos.

Outra ação é do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), que leva o Programa de Qualificação em Artes no Interior da Bahia 2014 para 18 cidades. São oferecidos cursos para profissionais de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música e teatro, além da modalidade Brincante, relacionada a culturas populares.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Escola da Dança também estão com inscrições abertas para 100 vagas nos cursos de Assistente de Produção Cultural, Fotógrafo, Operador de Câmera e Editor de Vídeo, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os interessados devem garantir a participação até as 17h desta terça-feira (15).

Beneficiado

Por intermédio do Pronatec Jurandir Marques, garçom da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), aprendeu as primeiras palavras em uma língua estrangeira. De outubro a dezembro de 2013, ele participou das aulas de inglês do Pronatec Copa e, desde então, não para de receber convites para eventos.

“Um leque se abriu não só para o lado profissional, mas financeiro. Antes eu fazia um evento extra por R$ 80. Agora, a diária chega a R$ 200. Isso tudo por causa do inglês. Se eu não tivesse estudado, as propostas não chegariam assim de modo tão rápido. Minha agenda está lotada até agosto”, afirmou Jurandir.

Morador de Plataforma, o jovem recebia vale transporte e ticket de alimentação do Ministério da Educação (MEC) para frequentar as aulas. Agora, ele se prepara para participar do segundo módulo do curso e ainda pretende aprender alemão. “Era muita gente interessada no curso. Muitas pessoas se formaram e quem pegou o básico do inglês não ficou desempregado. Eu trabalhei 25 dias da Copa e meu objetivo atual é me preparar para as Olimpíadas do Rio em 2016”.

Criado pelo governo federal, o Pronatec busca ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. As vagas oferecidas em cada cidade estão disponíveis na página do programa.

Servidores públicos

A capacitação voltada à Copa do Mundo foi ampliada para os servidores públicos da Bahia. Com um investimento de R$ 2 milhões, mais de três mil profissionais tiveram à disposição seminários e cursos nas áreas de idiomas (inglês e espanhol) e gestão.

De acordo com a diretora de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), Joana Pinheiro, em decorrência da grande procura, os cursos de idiomas serão mantidos na grade deste semestre.

“Foi um pleito dos servidores. Vamos proporcionar os cursos não apenas em uma versão instrumental, mas regular. As inscrições vão começar neste mês de julho e serão abertas para servidores de qualquer esfera estadual. Os cursos começam já em agosto”, explicou a diretora. As aulas são ministradas pela Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado da Bahia (UCS). Para participar, é necessário realizar a inscrição no Portal do Servidor.

cursos gratuitos