Hip hop, música afro e rock’n roll são alguns dos ritmos que compõem a programação do Pelourinho desta semana, de 16 a 22 de julho. Entre os destaques, estão o show da banda Falsos Modernos, o Mixtape: Festival de Cultura Hip Hop, e o festival Dia do Rock. As apresentações são gratuitas ou a preços populares. Toda a programação é promovida pela Secretaria de Cultura, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). A programação completa do mês de julho está disponível no site do Pelourinho.

Nesta quarta-feira (16), a Orquestra Popular da Bahia se apresenta, com entrada franca, no Largo Pedro Archanjo, às 20h. A orquestra mostra a cultura percussiva baiana, resgatando a raiz e a essência de toda a história do axé music desde os anos 80. Na sexta-feira (18), a banda Falsos Modernos faz um show autoral, com músicas do disco ‘Perfil de Cena’, além de apresentar um repertório especial que homenageia grandes bandas da história do rock baiano. O evento é gratuito e acontece no Largo Pedro Archanjo, às 21h. No Largo Tereza Batista, também às 21h, o Coletivo di Tambor lança oficialmente o seu primeiro EP. A apresentação contará com as participações de Cicinho de Assis, Fael Primeiro e o Coletivo NozmosKada. A entrada é franca.

No sábado (19), a programação começa cedo no Largo Pedro Archanjo, às 9h, com o projeto O Pelô que Toca e Dança, comandado pelo Mestre Jackson e promovido pela Associação Cultural União das Raças (Acura). Durante a noite, acontece o Mixtape: Festival de Cultura Hip Hop, evento de promoção e difusão da cultura hip hop local, idealizado por estudantes do curso de Produção em Comunicação e Cultura da Facom (UFBA). Aberto ao público, o festival começa às 18h com a Batalha de MC’s, além de pockets shows e intervenção de grafite. A noite será encerrada pelo Grupo Nova Saga.

Ainda no sábado, no Largo Tereza Batista, às 21h, a cantora Rebeca Tárique apresenta o show ‘Vento Forte – Expressão e elementos da natureza ancestral’, que visa valorizar o legado afrobrasileiro através de sua musicalidade, com um repertório que vai de clássicos da MPB a sambas de roda. . No Largo Quincas Berro d’Água, às 21h, tem muito reggae com a Banda Kayman, em show gratuito com a participação especial de Renata Bastos.

No domigo (20), dando continuidade às homenagens ao mês do rock, acontece um festival imperdível para os fãs do gênero, o Dia do Rock, no Largo Pedro Archanjo, às 17h, com as bandas Overdose Alcoólica, Pancreas, Screan For Maiden e Madre Negra. O evento tem caráter beneficente e os ingressos podem ser trocados por doações de agasalho infantil, 1kg de alimento não perecível, ou produtos de higiene pessoal.

Mais Pelô

O hip-hop tem espaço na próxima terça-feira (22), no show da banda Fúria Consciente, com as participações de DJ Branco e DJ Jarrão. A apresentação é gratuita.