Trazer para o Brasil operadores de viagem dos mercados potenciais internacionais e fazer capacitações fora do país, o sentido de aumentar a visibilidade do destino Bahia – depois de registrada grande presença de estrangeiros, no estado, durante a Copa do Mundo – é a meta anunciada pelo presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado.

Na próxima segunda-feira (4), haverá uma reunião da Diretoria de Relações Internacionais da Empresa de Turismo da Bahia com diretores da Embratur, em Brasília, com o objetivo de motivá-los para a realização de novas ações para a captação de mais turistas. As ações deverão ser desenvolvidas em países da América do Sul e também na Alemanha, Espanha, Portugal, Estados Unidos e França, que já foram trabalhados antes da Copa do Mundo, em eventos da Embratur, chamados de Goal to Brasil, e que precisam de uma intensificação de um trabalho de provocação de demanda de turistas.

Sensibilização

A Embratur tem vários escritórios espalhados pelo mundo. A ideia, segundo Rosana França, diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, é sensibilizar os diretores da empresa, para ampliar o contato com as representações desses escritórios e abrir novos mercados.
“Tem que ter uma demanda considerável. Se não tem, a gente tem que provocar. E a gente provoca como? Mostrando, anunciando nos jornais, fazendo ações como famtur, press trip, capacitação”, afirma Rosana.

Mas, para abrir o mercado, é preciso ter acesso, com novos voos, novas conexões para trazer os turistas à Bahia, alerta Rosana. “Não adianta você abrir mercado se as pessoas não têm condições de chegar aqui. Vêm, mas a longo prazo. Uma aeronave tem 300 acentos. Para você colocar 300 turistas nesses voos, é um trabalho que precisa ser feito ao longo dos anos”, explica Rosana.

Promoção

A diretora lembra que a Bahiatursa é uma empresa de promoção de turismo e tem uma agenda comercial a cumprir, focada em operadores, no público profissional e nas companhias aéreas, que possibilitam a vinda dos turistas. “E certamente esse trabalho será facilitado agora também nos mercados potenciais, porque os turistas que estiveram aqui viram o que a gente tem para oferecer, a nossa estrutura hoteleira, o nosso povo, a nossa alegria, a gastronomia, essa comida maravilhosa”, afirma.

Rosana chama a atenção para esse trabalho que a Bahiatursa vem fazendo, juntamente com a Embratur, que não é novo. “Estivemos concentrados durante esses anos na campanha da Copa do Mundo, e a gente recebeu nesse período, antes da competição, as delegações que vieram para cá interessadas em conhecer o destino, a infraestrutura hoteleira para o mundial de futebol”, destaca.

E agora, completa, “vamos estar voltados para este período que vai até as Olimpíadas Rio 2016, em que os estados do Nordeste estarão com preços e destinos mais competitivos”.