Empresas, instituições da área de turismo e as prefeituras de Salvador, Vera Cruz, e Cairu receberam certificação da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), na manhã desta quinta-feira (10), por apoiarem a formação de 2.662 profissionais pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A cerimônia foi realizada na sede da Setur, na Avenida Tancredo Neves, com a presença do secretário Pedro Galvão, que realizou a entrega dos certificados aos representantes das 25 empresas parceiras.

“Nós estamos com muita satisfação hoje, em nome do Ministério do Turismo, em certificar essas empresas e associações. É de uma importância muito grande porque elas realmente se emprenharam em fazer com que essa capacitação ocorresse”, disse o secretário.

Entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014, profissionais de Salvador, Vera Cruz, Mata de São João, Cairu e Itaparica passaram por cursos de inglês, espanhol e francês, aplicados a serviços turísticos, e de recepção, voltado para atuação em eventos e meios de hospedagem.

As aulas foram ministradas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), tendo como foco a Copa do Mundo. Para Pedro Galvão, a capacitação desses profissionais “é um legado dos mais importantes que a Copa está deixando”.

Policiais preparados

O tenente-coronel Valter Menezes recebeu a certificação em nome da Polícia Militar da Bahia. Comandante do 18º Batalhão, no Centro Histórico, ele explicou que os cursos de idiomas preparam os policiais para atender aos turistas estrangeiros que visitam a cidade. “Há a necessidade imperiosa em Salvador que os nossos policiais militares tenham cursos voltados para o turismo. Às vezes, o turista não procura o guia, ele procura o policial para saber alguma informação e o policial tem que estar preparado para passar esta informação de forma correta e clara”, afirmou o tenente-coronel.

Demanda profissional

Para o empresário e presidente da Itaparica Ilha Negócios e Turismo, Walter Correia, o Pronatec é uma forma de suprir a demanda por profissionais qualificados. “Nós temos dificuldade de mão-de-obra e esses cursos são muito importantes, principalmente em locais que têm dificuldade de acesso, como a Ilha”.

Durante a cerimônia, a Setur divulgou que outras três cidades baianas irão receber, ainda neste semestre, cursos na área de turismo com oferta de 1.600 vagas. Porto Seguro e Teixeira de Freitas já foram escolhidas, já o terceiro município está em processo de análise.