O projeto de criação de um espaço cultural na Península de Itapagipe foi apresentado por sua idealizadora, a cantora Margareth Menezes, ao secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão, com o objetivo de avaliar possíveis parcerias que possam contribuir para a viabilização da proposta.

Presidente da ONG Fábrica Cultural, Margareth explicou que a associação já oferece cursos para jovens em situação de vulnerabilidade. A proposta agora é ampliar o trabalho em um único espaço cultural que possa abrigar escola de dança, de teatro, literatura, grandes espetáculos e um memorial da Península de Itapagipe. “A proposta é atender a comunidade local com atividades de cultura e lazer e, ao mesmo tempo, integrar o roteiro turístico”.

O secretário Pedro Galvão se comprometeu em avançar nas discussões sobre o projeto e avaliar a possibilidade de inclusão da proposta em ações da Secretaria do Turismo. “A iniciativa é interessante para atender a baianos e turistas.  “Vamos analisar a viabilidade de formatá-las no âmbito do turismo”.

Feira de Artesanato

A diretora executiva da Fábrica Cultural, Jaqueline Azevedo, informou que o projeto já contempla a realização de uma feira de artesanato com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade do local. A área definida para instalação do espaço fica situada na Ribeira, bairro onde Margareth Menezes nasceu e conviveu durante décadas com a comunidade.