Diversas ferramentas educacionais para o público adulto e infantil estão sendo utilizadas na primeira ‘Semana do Bebê’, que acontece em diversos pontos de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), por meio de iniciativa da prefeitura em parceria com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e apoio do Governo do Estado.

O objetivo é apresentar e reiterar os cuidados com crianças de 0 a 6 anos – fase considerada primeira infância – e acelerar os esforços para a redução das mortes evitáveis de crianças de até 5 anos. O evento, que foi aberto oficialmente na manhã desta segunda-feira (25), no Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas e prossegue até esta sexta (29), tem como madrinha a apresentadora Carla Perez.

Ao realizar a ‘Semana do Bebê’, cada município contribui para o ‘Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada’, iniciativa do Unicef em apoio à estratégia ‘Toda Mulher Toda Criança’, da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), lançada em 2010. O propósito é reduzir a mortalidade na infância para 20 ou menos óbitos de crianças por mil nascidos vivos em todos os países até 2035.

Na cerimônia de abertura estavam presentes a miss Bahia Mirim 2014, Jullie Rocha, a candidata ao Miss Bahia 2014, Renata Solla, a secretária municipal de Educação, Adriana Paiva, e outras autoridades. Até sexta, serão discutidos temas como pré-natal de qualidade, benefícios do parto normal e humanizado, impactos da cesariana desnecessária, violência doméstica, imunização, direitos da gestante e do bebê.

Políticas públicas

De acordo com Adriana, que também é primeira-dama da cidade, todas as secretarias municipais estão envolvidas na Semana. “É para trazer à tona um olhar diferenciado no desenvolvimento da primeira infância, estimular as cidades a entenderem o contexto e a autenticidade delas, e buscar políticas públicas que acolham as crianças, não somente no ponto de vista da educação, mas também da saúde”.

Ainda de acordo com a secretária, para a elaboração de políticas públicas destinadas à primeira infância, devem ser considerados e avaliados itens como o acolhimento no pré-natal, a gravidez na adolescência, o número de registros de nascimento, número de crianças matriculadas, as demandas de creche, entre outros dados estatísticos.

Enquanto os adultos falavam sobre a educação e saúde das crianças, os pequenos se divertiam. Para isso, no ginásio, foram criados pequenos espaços como cantinhos da leitura e do desenho, além de piscina de bolas. Mães e filhos também puderam mostrar, juntos, o lado artístico durante uma apresentação musical.

Teatro

Pela primeira vez, Valdenice Miranda, mãe de Vinícius, 6 anos, se apresentou com o filho. “Gostei da apresentação. Foi muito bom. A mãe tem que ter atenção para criar a criança. A gente tem que saber como educar o filho. Tudo isso é importante pra gente que é mãe”.

Antes da abertura oficial, centenas de crianças de unidades municipais de ensino de Lauro de Freitas participaram da primeira atividade da Semana no Cine Teatro de Lauro de Freitas. Acompanhados da equipe pedagógica, os alunos assistiram ao espetáculo “O Casamento de Dona Baratinha”, do grupo teatral Visão.

A peça está em cartaz no Teatro Jorge Amado, em Salvador, e de acordo com a coordenadora de eventos da Secretaria de Educação de Lauro de Freitas, Renata Reis, somente nesta segunda-feira, duas apresentações, uma em cada período, serão realizadas gratuitamente em Lauro de Freitas.

Atenta à movimentação das crianças, que estavam animadas antes do início do espetáculo teatral, a diretora da Escola Municipal Aurora Magalhães Ribeiro, Maurivania Mota, afirmou que “é importantíssimo para os alunos, porque eles conseguem ver outro ambiente já que a educação não acontece somente na escola. Eles precisam conhecer outras realidades, outros mundos”. Informações sobre a programação do evento podem ser obtidas por meio dos telefones (71) 3288-8764/8630.