Mais do que combater os efeitos da seca, o Programa Vida Melhor tem proporcionado a qualificação da agricultura familiar no semiárido. Neste sentido, foram entregues, recentemente, 300 matrizes caprinas a associações de pequenos produtores. Nesta quarta-feira (27), o governador Jaques Wagner, acompanhado do secretário da Agricultura, Jairo Carneiro, esteve no município de Canudos, no nordeste baiano, para a entrega de mais 15 caprinos, desta vez, reprodutores puros de origem da raça anglo-nubiano.

Na oportunidade, também foi apresentada a máquina forrageira com reboque, usada na preparação da palma para a ração animal, que será entregue a cada uma das cinco associações de pequenos agricultores do município. Ainda por meio do programa, o Governo do Estado já entregou 100 mil mudas de palmas a famílias de Canudos. "Acabamos de entregar várias matrizes de caprinos pelo nosso Programa Vida Melhor, melhorando o plantel dos agricultores familiares e a condição de trabalho deles. Estamos distribuindo também mudas de palmas e máquinas para fazer forragem, que se deslocam entre as comunidades. Estamos fazendo isso na região inteira para qualificar a vida dos nossos agricultores familiares", destacou Wagner. Ele também disse que a Bahia é o estado com maior número de pessoas – 650 mil – no segmento da agricultura familiar.

Ainda na ocasião, cartões do Programa Garantia Safra foram entregues a agricultores que prestigiaram o evento realizado na Praça do Forró, em Canudos. O governador também recebeu da prefeitura a adesão ao Garantia Safra 2014/2015, que prevê a destinação de R$ 850 às famílias, por meio do Cartão Cidadão. Em Canudos, 690 famílias receberão, cada uma, a mesma quantia, pelo Garantia Safra 2013/2014. Ao todo, o Governo do Estado, em parceria com o governo federal, através da Caixa Econômica, pagará R$ 146 milhões a 172 mil famílias, a título de indenização por conta dos prejuízos decorrentes da seca.

O governador também entregou, durante o evento em Canudos, uma placa em homenagem ao gerente regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Osvaldo Júnior, pelo recorde de inscrições (30 mil) no Programa Garantia Safra no Território Sertão do São Francisco.

Incentivo à criação

O secretário Jairo Carneiro destacou a criação da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e as ações com outros órgãos, na ovinocaprinocultura e em outras áreas, como “resultados concretos para a melhoria da condição de vida das pessoas do meio rural”.

Nos últimos anos, foram ampliados os mecanismos de incentivo à criação de cabras, bodes, carneiros e ovelhas no estado. De acordo com o superintende de Agricultura Familiar, Wilson Dias, caprinos e ovinos se alimentam com cerca de 30% ou mais da vegetação encontrada na caatinga, já os bovinos, apenas 10%. “O semiárido baiano tem 268 municípios e estamos entregando os animais em 250 municípios”.

Matrizes e reprodutores

Por meio do Vida Melhor, desenvolvido em parceria com o governo federal, estão sendo distribuídos aproximadamente 42 mil animais, entre ovinos e caprinos. Ao final desta etapa, as matrizes SRD (sem raça definida) e os reprodutores PO (pura origem) estarão entregues a mais de oito mil famílias que convivem com o semiárido e o cerrado baianos.

Também serão distribuídos 500 máquinas forrageiras, 23 milhões de mudas de palmas, 70 tanques de resfriamento, 1,4 mil kits de ordenha, três caminhões para coletas de animais e dois caminhões refrigerados para o transporte da carne. Somados, os investimentos totalizam R$ 28,8 milhões.

De acordo com a presidente da Associação Agropastoril de Pequenos Agricultores da Comunidade Fazenda Barriguda, Ana Neves, a entidade tem cerca de 50 famílias associadas. Ela afirmou que as 100 matrizes e cinco reprodutores cedidos vão fortalecer a caprinocultura na região. “A gente criava [os animais] soltos, mas agora, com a chegada desses animais, vamos criar em cocheira, dando comida. Com as bombonticas (máquinas forrageiras) vamos poder fazer ração, guardar e dar para eles”.

Segundo o pequeno agricultor Francisco Robson dos Santos, também da Comunidade Fazenda Barriguda, os novos caprinos vão melhorar a raça. “A que temos aqui é pé duro, não dá muito peso. Esses que estão chegando vão modificar, e o peso vai ser maior”.

Mudas de palma

Duas outras entidades – a Associação Agropecuária dos Pequenos Criadores do Rio Suturno e a Associação dos Moradores das Fazendas Simplício, Carro Queimado e Baixas – receberam 100 mil mudas de palma, cada uma.

Outras 200 mil mudas da cactácea serão distribuídas posteriormente em partes iguais entre a Associação dos Agricultores e das Agricultoras Familiares do Assentamento Malhador da Jurema e a Associação dos Moradores, Produtores e Agricultores de Fazenda Lagoa da Besta.

Música e teatro

No evento na cidade, o cantor Bião de Canudos interpretou canções autorais. A programação também incluiu apresentação da Companhia Teatral de Canudos, que relembrou a Guerra de Canudos (1897) ao encenar um trecho do espetáculo ‘Melelengo’.

Publicada às 15h10
Atualizada às 17h20