A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da gerência regional de Alagoinhas, iniciou nesta semana a distribuição de 131 mil mudas de palmas forrageiras para agricultores familiares da região. A ação faz parte do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar – uma das prioridades do Governo do Estado, por meio da Seagri/EBDA, para viabilizar a convivência com o semiárido, visando contribuir com a sustentabilidade da bovinocultura de leite na Bahia, especialmente nos períodos de estiagem.

Criado em 2011, o programa já distribuiu mais de seis milhões de mudas de palmas nos 266 municípios do semiárido. A meta é distribuir mais 30 milhões de mudas até 2015. Nesta etapa, as mudas vão beneficiar agricultores familiares dos municípios Aporá, Crisópolis, Pedrão, Ouriçangas e Sátiro Dias, com a implantação de uma Unidade Técnica Didática (UTD) de palma em cada localidade. No município de Itapicuru, serão implantadas duas UTDs, especificamente nos assentamentos Rainha dos Anjos e Bom Jesus das Urtigas, e, em Inhambupe, mais três unidades, sendo uma na Escola Família Agrícola.

Conforme explica o secretário da Agricultura, Jairo Carneiro, a reserva alimentar, ao lado da garantia de água para dessedentação animal, é um pilar indispensável para a convivência no semiárido, além de evitar que no futuro os agropecuaristas passem pelos mesmos sofrimentos registrados nessa última seca prolongada. “Após um ano, esperamos dobrar a quantidade de raquetes de palma na região, beneficiando outros agricultores para a formação de reserva alimentar para o rebanho, além de manter o nosso banco de sementes”, explica o gerente regional da EBDA de Alagoinhas, José Osório.

Importância

Por ser rica em sais minerais e composta por 80% de água, a palma é uma grande alternativa nutricional para os rebanhos em períodos de longa estiagem. A técnica do plantio da palma forrageira de forma adensada (diminuição do espaço entre as mudas) é disseminada pelos técnicos da EBDA, que prestam Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a agricultores familiares de diversas regiões da Bahia.

O Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar visa expandir o cultivo da palma forrageira, por meio da implantação de Unidades Técnicas Didáticas (UTDs), para complementar e garantir a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura da agricultura familiar. Também incentiva a produção de alimentos, a geração de trabalho, renda e inclusão social. No total, já foram instaladas 400 UTDs, com previsão de implantação de mais 100 unidades até 2015.