A inauguração de uma agroindústria de beneficiamento de frutas, no município de Mirante, na região sudoeste do estado, que ocorrerá nesta quinta-feira (7), irá beneficiar 235 famílias de agricultores familiares. O empreendimento, com capacidade de processamento de 100 toneladas/ano e investimento de R$ 1,2 milhão, vai gerar renda para a comunidade de Espírito Santo, garantindo a produção de doces, compotas, geleias e polpas.

A unidade foi implantada no âmbito do Projeto de Desenvolvimento das Áreas mais Carentes da Bahia – Gente de Valor, executado por seis anos pelo governo estadual, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Polo Regional

O município de Mirante integra um importante polo regional de produção de umbu. A CAR, através do projeto Gente de Valor, vem apoiando desde 2011, de forma significativa, esta importante atividade produtiva familiar no município, com a construção de uma agroindústria de processamento de umbu na comunidade de Espírito Santo.

A agroindústria de Espírito Santo será integrada regionalmente às unidades existentes vinculadas à Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf). Localizada no município de Manoel Vitorino, capital do umbu, a cooperativa administra as três agroindústrias de umbu da região, beneficiando um total de 510 famílias.

Os investimentos realizados pela CAR na cadeia produtiva do umbu, no município de Mirante, totalizam R$ 3 milhões em obras, equipamentos e assistência técnica.

Sudoeste

Na região Sudoeste, o Gente de Valor vem atendendo comunidades dos municípios de Boa Nova e Manoel Vitorino, no Território de Identidade do Médio Rio de Contas, e Aracatu, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Mirante, Planalto e Poções, no Território de Identidade de Vitória da Conquista. Foram contempladas 4.300 famílias de agricultores familiares residentes em 52 comunidades rurais, já tendo sido investidos R$ 37,4 milhões.

Comunidades do semiárido

O projeto, resultado de uma parceira com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, apoiou 34 municípios da região semiárida do estado, notadamente os mais carentes, e tem suas ações estendidas até hoje, com inúmeros benefícios à população atendida.

Nestes municípios, foram beneficiadas diretamente 12.397 famílias de agricultores familiares residentes em 282 comunidades rurais, já tendo sido investidos R$ 162.8 milhões, com ações nas áreas de segurança hídrica, desenvolvimento produtivo, assistência técnica e capacitação, fortalecimento do capital humano e social e apoio às cadeias produtivas do umbu, caju, ouricuri, pequenas criações, apicultura e horticultura.