O prazo para envio de manifestações de interesse do edital da Secretaria de Planejamento (Seplan), que visa a contratação de consultores individuais, foi prorrogado até o dia 3 de setembro de 2014. Os profissionais serão selecionados para desenvolver cenários prospectivos que analisem as tendências e as incertezas críticas para um conjunto de variáveis em diversas áreas. A prorrogação é exclusiva para consultores das áreas de educação e comércio e serviços. Para as demais, as inscrições estão encerradas. Mais informações estão disponíveis no site da Seplan.

Segundo o superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy, está em andamento a elaboração de cenários prospectivos para Bahia até 2030 e esses estudos servirão como insumos. O Projeto de Cenarização é parte do processo de elaboração do próximo Plano Plurianual (PPA), que incorpora a realização de ampla escuta social e será elaborado em 2015 no próximo governo.

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no  Artigo 165 da Constituição Federal, que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública para o período de quatro anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população.

“Vamos elaborar cenários para 2016, 2023 e 2030, período que compreende quatro PPAs”, esclarece Muricy. “Os estudos vão permitir ao Estado compreender como a economia estará nesses anos futuros e, ao mesmo tempo, subsidiar a construção de um Plano Estratégico para o Estado e a elaboração do PPA 2016-2019”.

Parceria com Banco Mundial

Os Serviços de Consultoria Individual serão contratados utilizando parte das verbas de um empréstimo obtido pelo Governo do Estado junto ao Banco Mundial (Bird), por meio do Programa com Enfoque Setorial Amplo das Áreas de Saúde e Recursos Hídricos do Estado da Bahia – SWAp Bahia.

Os interessados devem enviar as manifestações de interesse em prestar os serviços até as 18h do dia 3 de setembro de 2014. Nesta primeira etapa, serão selecionados três currículos para cada área temática. Os escolhidos receberão informações mais detalhadas da proposta para que elaborem os projetos. Os consultores serão selecionados conforme os procedimentos indicados na edição atual do folheto do Banco Mundial intitulado ‘Normas: Seleção de Consultores Individuais’. O edital está disponível no site da Seplan.