Reunidos em Brasília o presidente da Embratur, Vicente José de Lima Neto, e o secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão, definiram a participação da Bahia na tradicional Lavagem de La Madeleine, que acontece em Paris entre os dias 3 e 7 de setembro. Inspirada na lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, a festa reproduz no ambiente parisiense o clima das festas de largo da Bahia e já figura no calendário da capital francesa como a maior festividade do Brasil na Europa.

Com apoio da Bahiatursa, o evento chega a mais uma edição com programação que reunirá nomes de prestígio da música baiana, grupos de dança e percussão, numa grande celebração da cultura brasileira. O ponto alto da festa acontece no dia 7 de setembro, quando o cortejo sai da Praça da República em direção à Praça de La Madeleine, culminando com a lavagem simbólica das escadarias da igreja, com direito a baianas estilizadas, flores e muita água de cheiro.

O secretário Pedro Galvão citou o fato de a França ser o quarto principal mercado de emissores estrangeiros para a Bahia, atrás apenas da Argentina, Espanha e Itália. A Europa representa quase 40% do mercado de estrangeiros que viajam para o território baiano.