A gerência regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), iniciou na terça-feira (2) a capacitação – ‘Dia de Campo’ – de 180 agricultores familiares beneficiários do Plano Brasil Sem Miséria do Território Velho Chico. O treinamento aborda temas como a produção e reserva de alimentos para caprinos e ovinos, criação e manejo com aves de postura. O objetivo é transferir tecnologias testadas e adequadas à realidade dos agricultores.

Promovido em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, o ‘Dia de Campo’ segue até sexta (5). A atividade vai ser realizada nesta quinta-feira (4) na comunidade Boa Vista, concluindo-se o treinamento no dia seguinte, na comunidade Volta da Serra, ambas em Paratinga.

De acordo com a gerente da EBDA da região, Ivani Pereira Santos, em cada ‘Dia de Campo’ é apresentada toda a cadeia de produção ou criação por meio da visualização in loco e material didático, a exemplo do preparo do solo, manejo sanitário e alimentar. “Através das visitas às Unidades Demonstrativas (UD), os participantes irão conhecer e constatar os resultados obtidos em suas propriedades e aprender que tecnologias baratas e adaptadas à sua região dão certo, são de fácil acesso e podem ser reproduzidas em suas propriedades”.

Ivani destaca que as orientações e técnicas apresentadas ajudam os agricultores a melhorarem a produção e criação de maneira sustentável, podendo também comercializar os excedentes. Os três ‘Dias de Campo’ têm o apoio de prefeituras, sindicatos e Associações dos Trabalhadores Rurais da região.