O amadurecimento do processo de gestão cultural na Bahia é um dos resultados esperados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) ao realizar no município de Feira de Santana, o Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia, que acontece até esta quinta-feira (11), no Centro de Cultura Amélio Amorim. O evento tem a parceria da Associação de Dirigentes Municipais de Cultura e o Fórum de Conselhos Municipais de Cultura.

Integrado por três diferentes fóruns, programação cultural e uma agenda de formação em política e gestão culturais, o Encontro, aberto na noite de terça (9), tem por objetivo também promover a formação em cultura e a articulação em rede de profissionais e agentes da área.

Na cerimônia, o secretário Albino Rubim fez um balanço histórico das políticas culturais no Brasil e destacou a importância desses encontros para o amadurecimento do processo de gestão cultural. Esteve presente a vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, Normelita Oliveira.

O secretário de articulação institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Machado, fez palestra sobre os direitos culturais expressos na Constituição do Brasil e identificou as ações adotadas pelo Estado brasileiro para garantir esses direitos aos cidadãos.

Em seguida, a pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Luana Vilutis, enfatizou a importância da consolidação de redes que unam os diferentes atores das políticas culturais. Ela apresentou ainda alguns elementos técnicos para subsidiar a construção dos planos estaduais de cultura, com foco especial à formação dos consórcios públicos construídos a partir das identidades culturais dos territórios.

Em continuidade à etapa de formação, a pesquisadora da Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, Lia Calabre, discutiu a gestão participativa da cultura, a partir do controle social e da constituição dos conselhos de cultura. A pesquisadora destacou que os conselhos de cultura são a oportunidade de ampliação da representação social, um possível elemento de articulação entre diferentes políticas públicas e de representação das dinâmicas culturais locais. Na sequência, a pesquisadora da Ufba, Sophia Rocha, trouxe ao debate os avanços e limites na aplicação do Sistema Nacional de Cultura na Bahia.

Fórum

O grupo de samba de roda da comunidade quilombola de Laje, no município de Monte Santo, no nordeste baiano, encerrou o primeiro dia do evento. Nesta quarta (10), o encontro continua, com a abertura dos fóruns de discussão dos conselheiros municipais de cultura, dirigentes municipais de cultura e legisladores. Mais informações estão disponíveis na página do encontro.