As celebrações que tradicionalmente são realizadas no mês de setembro ganham a ruas do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, a partir desta quinta-feira (11), às 15h, com o Peditório do Lindroamor Axé. A manifestação cultural é típica do Recôncavo baiano e consiste em uma peregrinação no Pelô em clima de tradição, fé e alegria. Na ocasião, o grupo recolhe donativos para o preparo do Caruru de São Cosme e Damião, que será servido na festa popular dos santos gêmeos no próximo dia 27, em São Francisco do Conde. O peditório mantém a tradição ancestral da esmola cantada.

No mesmo dia, às 20h, a diversão será no Largo Pedro Archanjo, com as comédias Alvoroço – um espetáculo de improviso, que mistura o imaginário do elenco e do público -, e, às 21h30, o Bocket Show, obra inspirada na Era do Rádio nas décadas de 1940 e 1950, cenário ideal para a narrativa da novela mais debochada de todos os tempos – ‘As vicissitudes e Atitudes de Lucky in The Sky’. A entrada é gratuita.

Na sexta (12), acontece a primeira apresentação do mês do projeto Sexta Reggae no Pelô, do consagrado reggaeman Sine Calmon e sua banda Morrão Fumegante, no Largo Tereza Batista, às 21h, com ingressos a R$ 20 (inteira) e $ 10 (meia). No mesmo horário, o Mestre Lourimbau apresenta no Largo Quincas Berro D’Água, o show Todo Mundo Black, fundindo o som do berimbau ao jazz e a MPB, gerando um novo conceito de música regional e universal. A entrada é franca.

No Largo Pedro Archanjo, também às 21h, haverá o show gratuito da banda Katala à Brasileira, que mistura elementos da música afro-baiana com a moderna música brasileira. No repertório, canções autorais e releituras de composições consagradas.

Infantil

No sábado (13), ‘O Pelô Que Toca e Dança’, projeto da Associação Cultural União das Raças (Acura), continua agitando o Largo Pedro Archanjo, a partir das 10h. Às 17h, o espetáculo Alvorocinho promete encantar a criançada no Largo Quincas Berro D’Água, com um divertido desfile de personagens e caricaturas.

A noite de sábado começa com o 3º Round – Rota da Rima, no Largo Tereza Batista, às 18h, difundindo a cultura hip-hop no Pelô. Ingressos a R$ 10 e R$ 5. No Largo Pedro Archanjo, às 21h, o cantor Pedro Sampaio realiza a gravação de seu DVD, com um repertório autoral mesclado a reinterpretações de canções consagradas.

O show, gratuito, tem a participação especial de Tata Lemos, Gilton Della Cella, Marcelo Nunes, Madina Lyve e Lahu da Flauta. Entrada franca. No Largo Quincas Berro D’Água, no mesmo horário, João D’Silva interpreta sambas e pérolas da música popular brasileira, em apresentação gratuita.

Samba

No domingo (14), a festa no Pelô será com sambista Nelson Rufino, um dos maiores nomes do samba na Bahia, autor de composições gravadas por nomes como Alcione, Elza Soares, Emílio Santiago e Zeca Pagodinho. Ele faz show gratuito no Largo Pedro Archanjo, às 11h, com participação especial de Katulê, Bambeia, Gal do Beco e Neto Bala.

No Largo Tereza Batista, às 14h, acontece o ensaio do Bloco Afro Olodum, que, nesta edição, celebra a Primavera dos Povos Africanos. Ingressos a R$ 30. No Largo Quincas Berro D’Água, às 15h, o Movimento Seja Você um Sambista Solidário promove o Samba dos Mil Sorrisos. O ingresso pode ser trocado por um brinquedo novo de qualquer valor. Toda a arrecadação será distribuída entre instituições de trabalho social.

Segunda-feira

O bloco Cortejo Afro realiza, pelo segundo ano consecutivo, na segunda-feira, o Ensaio Especial do Cortejo Afro – ‘Mulheres Pré-Parada, um evento que vai celebrar a arte e a cultura na Semana da Diversidade. Será no Largo Pedro Archanjo, às 21h, com a participação de Márcia Short e Quésia Luz. Ingressos a R$ 20.

O reggae da Banda Diamba agita a próxima Terça da Benção (16). Destaque da cena musical baiana contemporânea, a banda realiza uma apresentação gratuita no Largo Tereza Batista, às 21h. No mesmo horário, a Banda Vitrola 67 convida todos para uma Noite Brega’n Roll no Largo Pedro Archanjo, e no Largo Quincas Berro D’Água o cantor, compositor e instrumentista Rá Nascimento traz um show recheado com sucessos da MPB, onde passeia por variados ritmos e canções de compositores consagrados. A programação completa deste mês está disponível no link.

Programação Cultural do Pelourinho