Mais de 100 filmes produzidos na Bahia neste século XXI estarão em cartaz na ‘Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo’, de 21 a 28 de setembro, em cinco salas de cinema de Salvador. São 35 filmes longas-metragens e 70 curtas. Em paralelo, produtores culturais, cineastas, técnicos, atores, estudantes e aficionados por cinema vão também ter a oportunidade de discutir sobre a produção audiovisual na Bahia. Mais informações podem ser encontradas no site da Secretaria da Cultura do Estado.

A abertura oficial será no domingo (21), a partir das 15h, no Complexo Cultural dos Barris, com a exibição de uma retrospectiva de filmes do diretor Guido Araújo. Ele é o idealizador e coordenador da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, que terá cartazes de todas as edições expostos na sala Pierre Verger. Na oportunidade, será exibido o Cinema Expandido – vídeo mapping, com o filme ‘O bandido da luz vermelha’, de Rogério Sganzerla, com música em homenagem ao crítico de cinema João Carlos Sampaio. Também será homenageado o professor e crítico André Setaro, com o lançamento da nova edição do seu livro ‘Panorama do Cinema Baiano’.

Os debates estão programados para o período de 22 a 25 (segunda a quinta), com mesas às 17 e às 19h, na Sala Walter da Silveira (Barris). A mostra de filmes ‘Encontro com o Cinema Baiano’ acontecerá de 26 a 28 (sexta a domingo), em diversos horários, nas salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto (Barris), além das salas do Circuito de Arte: Cinema do Museu (Vitória), Cineama da UFBA (Canela) e Cine Vivo-Paseo (Itaigara). Todos os filmes estarão em cartaz também no mês de outubro nas salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto e ainda nos 17 Centros Culturais do Estado (capital e interior).

A realização é das secretarias estaduais de Cultura – por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) – e de Comunicação – através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB). Também faz parte da parceria o Ministério da Cultura, pelas regionais Bahia e Sergipe. A iniciativa conta ainda com o apoio de várias instituições parceiras.