Mais 992 novas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, que receberam investimentos no valor de R$ 56,5 milhões dos governos federal e estadual, foram entregues nesta sexta-feira (5) em Feira de Santana, município a 107 quilômetros de Salvador. Os imóveis dos quatro residenciais Asa Branca I, II, III e IV, localizados no bairro de mesmo nome, realizam o sonho da casa própria de cerca de quatro mil feirenses.

A cerimônia de entrega das unidades, nesta manhã, teve a presença do ministro das Cidades, Gilberto Occhi, que se disse orgulhoso em entregar mais casas na segunda maior cidade baiana, e do governador Jaques Wagner, que enfatizou a importância das novas moradias para as famílias. "Considero que esse é o maior programa social do mundo, porque a obra fez outras famílias felizes pela manutenção de seus empregos. Trabalharam mais de 1.200 operários diretos, que sustentaram suas famílias com a construção desses imóveis. É uma rede de benfeitorias que vai além das pessoas que recebem a casa própria", afirmou Wagner.

Somente em Feira de Santana, o Governo do Estado, em parceria com o governo federal, já investiu cerca de R$ 1 bilhão e entregou mais oito mil unidades habitacionais. Segundo Gilberto Occhi, já foram assinados mais de 36 mil contratos na cidade e ainda serão entregues cerca de 20 mil. "É com grande alegria que entregamos essas casas hoje, com a expectativa de fazer ainda mais pelo povo dessa cidade".

Na construção dos quatro conjuntos foram criadas condições de infraestrutura interna e externa aos imóveis, como a pavimentação de ruas de acesso, calçamento e iluminação pública, além da instalação de esgotamento sanitária, rede de distribuição de água e drenagem. Cada um dos residenciais Asa Branca conta com 248 casas, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de circulação e ainda uma área de serviço externa. O residencial ainda possui áreas verdes, vagas de estacionamento, quiosques, e salão de festas para realização de eventos entre os moradores.

Mudança de vida

Para a cabeleireira Silvana Oliveira, 32 anos, a vida vai se transformar para ela, o marido e os filhos com a entrega da casa própria. Grávida de cinco meses, ela aguarda o quarto filho e é com expectativa que vai realizar a mudança. "Há algum tempo moro na casa de minha mãe com meu marido, filhos e a família de uma irmã. Hoje, nós duas recebemos as chaves das nossas casas e vamos deixar a casa de nossos pais. É a realização de um sonho, saber que moraremos num bem que é nosso e daqui ninguém vai nos tirar".