O Instituto de Artesanato Visconde de Mauá vem promovendo, por meio da Gerência de Fomento ao Artesanato (GEFAR), visitas técnicas, capacitação e cadastramento de artesãos. O calendário para este mês de setembro tem programado a realização de capacitações para o período de 15 a 19, em Várzea da Roça e Várzea do Poço, e nos dias 29 e 30, em Santa Teresinha, além de cadastramento de artesãos nos dias 18 e 19 em Conceição do Coité e de 22 à 26, em Itamaraju e Prado. No início do mês, aconteceram atividades em Lençóis, Andaraí, Feira de Santana, Dias D´Ávila, Gandu e Ituberá.

Ao longo do último mês de agosto, treze cidades baianas foram contempladas, quando as técnicas da autarquia realizaram visita técnica, acompanhamento de capacitações, ministradas por instrutores credenciados pelo órgão, e cadastramento. Os municípios foram: Boninal, Abaíra, Valença, Cairu, Itabuna, Camacan, Rio de Contas, Morro do Chapéu, Aratuípe, Camaçari, São Sebastião do Passé, Muritiba e Conceição do Almeida.

Ao iniciar as ações de fomento em 2014, foram promovidas várias atividades percorrendo também as cidades de Cachoeira, Andorinha, Campo Formoso, Caraíba, Condeúba, Remanso, Maragogipe, São Félix, Itanagra, Alagoinhas, Jacaraci, Madre de Deus, Sátiro Dias, Iraquara, Boa Vista do Tupim, Gandu, Jacobina, Serrolândia, Caém, Itaberaba, Utinga, Brejões, Guanambi e Igaporã.

Todas estas ações vão continuar em ritmo intenso durante os próximos meses, como marca do perfil de gestão do Instituto Mauá, visando a preservação do fazer artesanal e a cultura imaterial do estado, aliado à geração de emprego e renda para as família que têm, na atividade artesanal, sua única fonte de renda.