Lançada no dia 29 de abril, a Caravana de Educação em Direitos Humanos chega a Salvador nesta quinta-feira (9). O evento de abertura, com a presença da ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e da secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Ariselma Pereira, acontece, às 14h, no auditório da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), nos Barris, em Salvador.

A caravana percorre o país reunindo redes, movimentos, entidades e pessoas que se dedicam à luta para afirmação dos direitos humanos como elemento central da sociedade e do Estado brasileiro. O objetivo, de acordo com informações da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), é tornar permanente o debate de temas abordados no Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH). As ações incluem escuta dos grupos vulneráveis e em situação de violação de direitos, com a proposta de criar um espaço aberto, plural e inclusivo para todos os grupos.

A SDH/PR apoia a caravana financeiramente por meio de convênio com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O movimento é organizado pela Flacso e o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), em parceria com a SDH/PR, em diversas cidades, reunindo movimentos sociais, governos municipais e estaduais, além de instituições públicas de educação e direitos humanos.